dc.contributor.advisor | Vieira, Jarbas Santos | |
dc.creator | Gonçalves, Vanessa Bugs | |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T23:17:14Z | |
dc.date.available | 2019-05-02 | |
dc.date.available | 2019-05-02T23:17:14Z | |
dc.date.issued | 2018-03-08 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Vanessa Bugs. Táticas e estratégias: uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolar. 2018. 153f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4399 | |
dc.description.abstract | The purpose of this thesis is to deconstruct the notion of indiscipline and to understand it as complex, inventive and creative. In order to do so, we analyzed the disciplinary devices and the tactics used by students to escape the disciplinary impositions imposed at the school. The theoretical framework is based on the concepts of tactics and strategies, using the author Michel de Certeau. In addition, it
brings the concept of power, from Michel Foucault, to problematize the relations between tactics and strategies. These concepts are understood as components for thinking the strategies of the institutions and the tactics of the students. The methodology of this thesis consists of a qualitative approach, and the instruments of data collection used are conversations and observations about the daily life of the
students. We investigated elementary and middle school in order to identify the students 'and students' tactics in school life, marked by order and discipline, characteristics of school institutions. It is perceived a daily marked by inventions of students, breaking with normalization, but also, devices and discourses are identified that aim not only to control the student, but also to moralize them. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Táticas | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Indiscipline | pt_BR |
dc.subject | Strategies | pt_BR |
dc.subject | Tactics | pt_BR |
dc.subject | Power relations | pt_BR |
dc.title | Táticas e estratégias: uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Tactics and strategies: a deconstruction of the notion of indiscipline in everyday school life. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8940675057119323 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Feijó, José Roberto de Oliveira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254950421732226 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta tese é desconstruir a noção de indisciplina e entendê-la como complexa, inventiva e criadora. Para tanto, analisaram -se os dispositivos disciplinares e as táticas utilizadas pelos alunos e alunas para escapar das imposições disciplinares instituídas na escola. O referencial teórico tem como base os conceitos de táticas e estratégias, valendo-se de Michel de Certeau. Entende-se esses conceitos como componentes para pensar as estratégias das instituições e as táticas dos alunos. Além disso, traz o conceito de poder, a partir de Michel Foucault, para problematizar as relações entre táticas e estratégias. A metodologia desta tese consiste em uma abordagem qualitativa, sendo que os instrumentos de coleta de dados utilizados são conversas e observações acerca do cotidiano dos
alunos. Foram investigadas escolas de educação infantil, fundamental e médio, no intuito de identificar as táticas dos alunos e das alunas no cotidiano escolar, marcado por ordem e disciplina, características das instituições escolares. Percebe-se um cotidiano marcado por inventividades dos alunos, rompendo com a normalização, mas também, identificam-se dispositivos e discursos que visam não só a controlar o fazer discente, mas também a moralizá-los. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |