dc.creator | Ramil, Chris de Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T19:14:35Z | |
dc.date.available | 2019-05-03 | |
dc.date.available | 2019-05-03T19:14:35Z | |
dc.date.issued | 2018-04-25 | |
dc.identifier.citation | RAMIL, Chris de Azevedo. A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960). 2018. 398 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4408 | |
dc.description.abstract | This Doctoral Thesis in Education has as main objective to analyze the images of the Coleção Guri’s textbooks, authored by teachers Elbio N. Gonzales, Flávia E. Braun, Rosa M. Ruschel and Zenna T. Braun and published by Edições Tabajara in the 1960s, in state of Rio Grande do Sul. Among the 26 copies of the collection stored in the archive of the research group History of Literacy, Reading, Writing and Textbooks – Hisales (College of Education – FaE / Federal University of Pelotas - UFPel), the research is integrated by the Cartilha do Guri, the Primeiro Livro do Guri, the Segundo Livro do Guri, the Terceiro Livro do Guri, the Terceiro Livro do Guri – Edição especial para o Rio Grande do Sul, the Terceiro Livro do Guri - Leitura and the Quarto Livro do Guri. From the studies of iconography and iconology in the referred textbooks, the types of images used are identified; the elements, characteristics and graphic techniques adopted in the creation of the images are specified; the functions, the meanings, the senses, the representations and the identities of the images are comprehended; the relations between the images and the textual content of the pages are verified; the recurrences and adaptations of images are ascertained; the context and historical-educational aspects are identified; the publisher and the professionals involved in the production of the books and in
the creating process of the images are presented. The results of the investigation intend to
demonstrate that the images of the Coleção Guri’s textbooks contribute to the configuration of
a historical school memory, through its aesthetics, graphic styles and the illustration graphic
techniques; by their association with a cultural identity; by the representation of certain characteristics that define an editorial model and demonstrate production structures and printing technologies; by the identification of didactic-pedagogical methods precepts in a certain period; by the revelation of a historical, political, economic, educational, social and cultural context. In addition, all these factors contribute to the constitution of the Edições Tabajara’s editorial and graphic history, whose books were published between the decades of 1940 and 1980. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Iconografia e iconologia | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Edições Tabajara | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Coleção Guri | pt_BR |
dc.subject | Iconography and iconology | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.subject | Images | pt_BR |
dc.title | A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960) | pt_BR |
dc.title.alternative | he iconography and iconology in the Edições Tabajara textbooks: a study of images in the Coleção Guri (Rio Grande do Sul, 1960s) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1250125725728029 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5179048135412088 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese de Doutorado em Educação tem como objetivo principal analisar as imagens dos livros didáticos da Coleção Guri, de autoria dos professores Elbio N. Gonzales, Flávia E. Braun, Rosa M. Ruschel e Zenna T. Braun e publicada pelas Edições Tabajara na década de 1960, no Rio Grande do Sul. Entre os 26 exemplares da coleção guardados no acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – Hisales (Faculdade de Educação – FaE / Universidade Federal de Pelotas - UFPel), integram a pesquisa a Cartilha do Guri, o Primeiro Livro do Guri, o Segundo Livro do Guri, o Terceiro Livro do Guri, o Terceiro Livro do Guri – Edição especial para o Rio Grande do Sul, o Terceiro Livro do Guri - Leitura e o Quarto Livro do Guri. A partir dos estudos de iconografia e iconologia nos referidos livros didáticos, são identificados os tipos de imagens utilizadas; especificados os elementos, as características e as técnicas gráficas adotadas na criação das imagens; compreendidas as funções, os significados, os sentidos, as representações e as identidades das imagens; verificadas as relações entre as imagens e o conteúdo textual das páginas;
averiguadas as recorrências e as adaptações de imagens; identificado o contexto e os aspectos histórico-educativos; apresentada a editora e os profissionais envolvidos na produção dos livros e no processo de criação das imagens. Os resultados da investigação pretendem demonstrar que as imagens dos livros didáticos da Coleção Guri contribuem na configuração de uma memória histórica escolar, através de sua estética, dos estilos e das técnicas gráficas de ilustração; pela sua associação à uma identidade cultural; pela representação de determinadas características que definem um modelo editorial e evidenciam estruturas de produção e de tecnologias de impressão; pela identificação de preceitos de métodos didático-pedagógicos de determinada época; pela revelação de um contexto histórico, político, econômico, educativo, social e cultural. Além disso, todos esses fatores
reunidos contribuem para a constituição da história editorial e gráfica das Edições Tabajara, cujos livros foram publicados entre as décadas de 1940 e 1980. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Eliane Teresinha | pt_BR |