Experimentos lítero-poéticos: a busca por uma poética do escrever no ensino das Artes
Abstract
O presente artefato textual é resultado do estudo desenvolvido entre os anos 2016 e 2018 no mestrado em Artes Visuais (PPGAV - UFPel) na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. A pesquisa versa sobre metodologias para experimentação de escrita poética, aqui chamada de “experimentos lítero-poético”, tentando identificar quais os contributos dessas práticas para o ensino das artes. Práticas essas que foram estudadas principalmente a partir do “Workshop de experimentos lítero-poéticos”, projeto de extensão que desenvolvi e realizei no ano de 2017. Acompanhado dos principais conceitos da ARTografia e do método cartográfico, e partindo da ideia de escrita como “errância” e processo, o que aqui se encontra é uma construção, de caráter mais ensaístico, de uma reflexão pessoal das minhas experiências com a escrita durante a academia. Percorro pela filosofia da linguagem, antropologia, e algumas estéticas dentro das artes para iniciar conceitos acerca da escrita, como percebo a ação de escrever e a própria ação de pesquisar. Na companhia de autores como Edgar Morin, João Francisco Duarte Jr., Vilèm Flusser, Octavio Paz, Jorge Larrosa e Rolland Barthes, entre outros, busco diferenças e aproximações nas perspectivas de uma escrita poética e uma escrita prosaica, apontando essa ação como possibilidade do desenvolvimento e estimulação de uma percepção estética. A escrita como um tipo de ponte para se atingir “estados poéticos”, explorando formas de olhar para a realidade e tecer modos de materializar isso.
Collections
The following license files are associated with this item: