dc.creator | Broniszak, Diego | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:12:55Z | |
dc.date.available | 2019-05-03 | |
dc.date.available | 2019-05-08T13:12:55Z | |
dc.date.issued | 2018-04-25 | |
dc.identifier.citation | BRONISZAK, Diego. Experimentos lítero-poéticos: a busca por uma poética do escrever no ensino das Artes. Orientador: Angela Raffin Pohlmann. 2018, 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4416 | |
dc.description.abstract | The present textual artifact is the result of the study developed between the years 2016 and 2018 in the master degree in Visual Arts (PPGAV - UFPel), Art Teaching and Aesthetic Education line. The research deals with methodologies for poetic writing experimentation, called here as "literary-poetic experiments", trying to identify the contributions of these practices to the arts teaching. Practices that have been studied mainly from the "Workshop of lyrical-poetic experiments", an extension project that i developed and realized in 2017. Accompanied by the main concepts of ARTography and the cartographic method, and starting from the idea of writing as “drift” and process, what is here is an essayistic construction of a personal reflection of my experiences with writing during the academy. I go through the philosophy of language, anthropology, and some aesthetics in the arts to start concepts about writing, how i perceive the action of writing and the very action of research. In the company of authors like Edgar Morin, João Francisco Duarte Jr., Vilèm Flusser, Octavio Paz, Jorge Larrosa and Rolland Barthes, among others, i seek differences and approximations in the perspectives of a poetic writing and a prosaic writing, pointing this action as a possibility of development and stimulation of an aesthetic perception. The writing as a kind of bridge to achieve "poetic states," exploring ways of looking at reality and building ways to materialize it. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Artes - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estados poéticos | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Arts - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Poetic states | pt_BR |
dc.subject | Process | pt_BR |
dc.title | Experimentos lítero-poéticos: a busca por uma poética do escrever no ensino das Artes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7414298796954173 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1188602959337493 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artefato textual é resultado do estudo desenvolvido entre os anos 2016 e 2018 no mestrado em Artes Visuais (PPGAV - UFPel) na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. A pesquisa versa sobre metodologias para experimentação de escrita poética, aqui chamada de “experimentos lítero-poético”, tentando identificar quais os contributos dessas práticas para o ensino das artes. Práticas essas que foram estudadas principalmente a partir do “Workshop de experimentos lítero-poéticos”, projeto de extensão que desenvolvi e realizei no ano de 2017. Acompanhado dos principais conceitos da ARTografia e do método cartográfico, e partindo da ideia de escrita como “errância” e processo, o que aqui se encontra é uma construção, de caráter mais ensaístico, de uma reflexão pessoal das minhas experiências com a escrita durante a academia. Percorro pela filosofia da linguagem, antropologia, e algumas estéticas dentro das artes para iniciar conceitos acerca da escrita, como percebo a ação de escrever e a própria ação de pesquisar. Na companhia de autores como Edgar Morin, João Francisco Duarte Jr., Vilèm Flusser, Octavio Paz, Jorge Larrosa e Rolland Barthes, entre outros, busco diferenças e aproximações nas perspectivas de uma escrita poética e uma escrita prosaica, apontando essa ação como possibilidade do desenvolvimento e estimulação de uma percepção estética. A escrita como um tipo de ponte para se atingir “estados poéticos”, explorando formas de olhar para a realidade e tecer modos de materializar isso. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BRONISZAK, Diego. Experimentos lítero-poéticos: a busca por uma poética do escrever no ensino das Artes. Orientador: Angela Raffin Pohlmann. 2018, 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pohlmann, Angela Raffin | pt_BR |