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dc.contributor.advisorFonseca, Márcia Souza da
dc.creatorWroblewski, Cristiane
dc.date.accessioned2019-05-08T13:40:06Z
dc.date.available2019-05-07
dc.date.available2019-05-08T13:40:06Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.identifier.citationWROBLEWSKI, Cristiane. Os Jogos de Linguagem Matemáticos de Artesãs Redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RS. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4441
dc.description.abstractThis master’s research, accomplished together to Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPSMT) of Federal University of Pelotas (FUP), had to general objective to investigate, through language games, the algebraic thinking mobilized by crafts in their practices of crafts, as well as their relation to school mathematics. The research intended to describe the language games that are immersedin artisan culture searching to perceive the possible similarities with the mathematicians language games presentes in schools, so that thus if can find similarities of Family existing among games that develop its in diferente contexts. The methodology used was the Oral History, that guides its through of speech and reports of the artisans. Through observation and reports of work done by artisans, searched it, through exploration of mathematical thinking, to find standards and regularities relatedto algebraic thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectJogos de linguagempt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectArtesaniapt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectLanguage gamespt_BR
dc.subjectAlgebraic thinkingpt_BR
dc.subjectCraftspt_BR
dc.titleOs jogos de linguagem matemáticos de artesãs redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RSpt_BR
dc.title.alternativeThe mathematical language games of fishing net craftswomen of the fishermen's Colony Z3 of Pelotas/RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3946882203097827pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7950804967345359pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), teve por objetivo geral investigar, através dos jogos de linguagem, o pensamento algébrico mobilizado pelas redeiras em suas práticas de artesania, bem como sua relação com a Matemática Escolar. A pesquisa pretendeu descrever os jogos de linguagem que estão imersos na cultura artesã, procurando perceber as possíveis semelhanças com os jogos de linguagem matemáticos presentes nas escolas, para que dessa forma se possa encontrar semelhanças de família existentes entre jogos que se desenvolvem em contextos distintos. A metodologia utilizada foi a metodologia da História Oral, que se norteia através da fala e relatos das artesãs. Mediante observação e relatos dos trabalhos realizados pelas artesãs, buscou-se, através da exploração do pensamento matemático, encontrar padrões e regularidades relacionados ao pensamento algébrico.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesWROBLEWSKI, Cristiane. Os Jogos de Linguagem Matemáticos de Artesãs Redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RS. 2018. 82f. Dissertação. Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR


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