Mostrar el registro sencillo del ítem
Diário da Queda: o trauma e a memória da Segunda Guerra em discussão na contemporaneidade
dc.creator | Penning, Jehnifer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T13:32:39Z | |
dc.date.available | 2019-06-13T13:32:39Z | |
dc.date.issued | 2019-02-15 | |
dc.identifier.citation | PENNING, Jehnifer. Diário da Queda: o trauma e a memória da Segunda Guerra em discussão na contemporaneidade. 2019. 125f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4472 | |
dc.description.abstract | The present Master's thesis, carried out from the perspective of comparative literature, intends to discuss pertinent questions about World War II, especially trauma and memory. To be our object of study, we highlight the work of the gaucho Michel Laub, published in 2011, titled Diário da Caude. In the narrative, the grandson, first-person narrator, experiences personal and family conflicts over having an ex-prisoner grandfather of a concentration camp. The Jewish religion is also a very delicate subject in the work, and from it also originates several problems. In summary, we have: the grandfather, who never spoke of the past, the father, who neurotically recovered that past, and the son, who did not understand why he still needed to reflect on the family history. In this way, we will study the novel with support in the theories of Walter Benjamin, talking about the narrator, the experience, the history and memory. To speak of the trauma, above all, we will use Sigmund Freud. Dominick Lacapra, Theodor Adorno, Hannah Arendt, Giogio Agamben, Primo Levi will also be part of our theoretical framework, as well as some commentators and literary critics. Finally, our goal is to investigate how the memory, testimony and trauma of war continue to influence the very generations of those directly involved in the event. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Segunda Guerra Mundial | pt_BR |
dc.subject | Literatura de testemunho | pt_BR |
dc.subject | Trauma | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | World War II | pt_BR |
dc.subject | Literature of testimony | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.title | Diário da Queda: o trauma e a memória da Segunda Guerra em discussão na contemporaneidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Diário da Queda: fall the trauma and the memory of the Second War in discussion in the contemporaneity | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8221992158606234 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1446597388661121 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação de mestrado, realizada sob a perspectiva da literatura comparada, pretende discutir questões ainda pertinentes acerca da Segunda Guerra Mundial, sobretudo o trauma e a memória. Para ser nosso objeto de estudo, elencamos a obra do gaúcho Michel Laub, publicada em 2011, intitulada Diário da Queda. Na narrativa, o neto, narrador em primeira pessoa, vive conflitos familiares e pessoais por ter um avô ex-prisioneiro de um campo de concentração. A religião judaica também é um assunto bastante delicado na obra e, a partir dela, também se originam vários problemas. Em síntese, temos: o avô, que nunca falou do passado, o pai, que de modo neurótico recuperou esse passado, e o filho, que não entendia o porquê de precisar ainda refletir sobre a história da família. Desse modo, estudaremos o romance com respaldo nas teorias de Walter Benjamin, a falar do narrador, da experiência, da história e memória. Para falar do trauma, acima de tudo, utilizaremos Sigmund Freud. Dominick Lacapra, Theodor Adorno, Hannah Arendt, Giogio Agamben e Primo Levi igualmente farão parte de nosso arcabouço teórico, assim como alguns comentadores e críticos literários. Enfim, nosso objetivo é pesquisar como a memória, o testemunho e o trauma de guerra continuam influenciando as futuras gerações daqueles diretamente envolvidos no evento. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Letras e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Helano Jader Cavalcante | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGL: Dissertações e Teses [299]
Abrange as dissertações e teses do PPGL.