dc.creator | Viana, Joseane Maciel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T13:35:03Z | |
dc.date.available | 2019-06-13T13:35:03Z | |
dc.date.issued | 2019-02-28 | |
dc.identifier.citation | VIANA, Joseane Maciel. Adaptação do Shape Coding para o ensino de Língua Portuguesa para surdos do sexto ano do Ensino Fundamental. 2019. 111 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4478 | |
dc.description.abstract | The present work presents itself as an applied research (LAKATOS, MARCONI, 2003), in the search for innovation of the teaching strategies to be used in the classroom for deaf students besides the development of activities according to the guidelines of the PCNs (BRASIL, 1998a; 1998b). Through the adaptation of the Susan Ebbels' Shape Coding system (2007; 2014), it looked at the work with the explicit grammar of the Portuguese Language for linguistic reflection of the contents referring to the sixth grade of Elementary School through the way of bilingual education for the deaf. The respect and appreciation of the peculiarities of teaching Portuguese as L2M2 for the deaf were based on the incorporation of significant visual clues for these students. A visualy maximized environment for deaf was studied through authors of the Deaf Studies area, such as Skliar (2001), Campello (2008), Oliveira (2009) and Peluso and Lodi (2015). Official documents on deaf education also served as a basis for the adaptation of Shape Coding, which looked for patterns for the visual marking of sentences in Portuguese to understand the functioning of the language, comparing it with the L1 of the students to the same time they use and reflect on their L2M2. In practice in the classroom, it was possible to observe the expansion of the linguistic competence of the students, especially those with higher deafness, through the explicit study of Portuguese grammar and linguistic analysis with the help of visual cues. Linguistic reflection has been shown as an important part of the teaching process of Portuguese Language as L2M2, inserted in the Portuguese plans, with moments influenced by both Foreign and Portuguese PCN. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa para surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Shape Coding adaptado | pt_BR |
dc.subject | Gramática explícita no ensino de LP | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language for the deaf | pt_BR |
dc.subject | Deaf education | pt_BR |
dc.subject | Adaptation of Shape Coding | pt_BR |
dc.subject | Explicit grammar in portuguese language teaching | pt_BR |
dc.title | Adaptação do Shape Coding para o ensino de Língua Portuguesa para surdos do sexto ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Adaptation of Shape Coding for Portuguese Language Teaching for the Deaf in the 6th Year of Elementary School | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3353373521972232 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0081286250806899 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se apresenta como uma pesquisa aplicada (LAKATOS, MARCONI, 2003), na busca por inovação das estratégias didáticas a serem utilizadas em sala de aula para alunos surdos além do desenvolvimento de atividades de acordo com as orientações dos PCN (BRASIL, 1998a; 1998b). A partir da tradução e da adaptação do sistema Shape Coding, de Susan Ebbels (2007; 2014), desenvolveu-se o trabalho com a gramática explícita da Língua Portuguesa para reflexão linguística dos conteúdos referentes ao sexto ano do Ensino Fundamental pelo viés da educação bilíngue para surdos. O respeito e valorização das peculiaridades do ensino de LP como L2M2 para surdos basearam-se na incorporação de elementos visuais significativos para estes alunos. A visualidade surda foi estudada através de autores da área dos Estudos Surdos, como Skliar (2001), Campello (2008), Oliveira (2009) e Peluso e Lodi (2015). Documentos oficiais sobre a educação de surdos foram basilares para a adaptação do Shape Coding, com o qual se buscou padrões para a marcação visual de sentenças em LP para a compreensão do funcionamento da língua, comparando-a com a L1 dos alunos ao mesmo tempo em que usam e refletem sobre a sua L2M2. Na prática em sala de aula, pôde-se observar a ampliação da competência linguística dos alunos, principalmente daqueles com surdez mais profunda, através do estudo explícito da gramática da LP além da análise linguística com auxílio de pistas visuais. A reflexão linguística destacou-se como parte importante no processo de ensino de LP como L2M2, inserida em planejamentos de LP, tendo momentos influenciados pelos PCN tanto de LE como de LP. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Letras e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lebedeff, Tatiana Bolivar | pt_BR |