Geografias da educação de jovens e adultos: um estudo em Escolas Públicas de Canguçu/RS
Resumo
O presente trabalho consiste em pesquisa de mestrado pautada pelo objetivo de analisar a política educacional para a educação de jovens e adultos e discutir características da Geografia escolar, tendo como referência escolas municipais de Canguçu/RS. Para tanto, adota como metodologia a abordagem qualitativa, com ênfase na observação participante. A pesquisa foi realizada em dois momentos, no primeiro contextualiza a EJA, bem como a ciência geográfica e seus entrelaçamentos com essa modalidade de ensino. Já no segundo momento apresenta pesquisa de campo em duas escolas da rede municipal de ensino de Canguçu, que ofertam Educação para Jovens e Adultos no período noturno. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza entrevistas, análise de documentos, conversas informais e observação. Após as duas primeiras etapas da pesquisa, as informações coletadas foram analisadas e interpretadas a luz da contribuição teórica de Stephen Ball sobre o ciclo de políticas educacionais com ênfase no contexto da prática. Por fim, argumenta sobre a importância da contribuição teórica de Stephen Ball para a análise da política educacional no contexto da prática, considerando que os contextos são permeados por diferentes concepções de educação e os limites entre o texto legal de uma política e a prática no cotidiano das escolas podem ser demarcados pela ação dos profissionais responsáveis pela educação em diferentes espaços e tempos.
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