dc.creator | Dal Molin, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T17:52:49Z | |
dc.date.available | 2019-10-07 | |
dc.date.available | 2019-10-08T17:52:49Z | |
dc.date.issued | 2016-03-17 | |
dc.identifier.citation | DAL MOLIN, Adriana. Geografias da educação de jovens e adultos: um estudo em Escolas Públicas de Canguçu/RS. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2016. | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4763 | |
dc.description.abstract | This work is a master of research that aimed to analyze the educational policy for the education of youth and adults and discuss school Geography characteristics with reference to public schools in Canguçu (RS) to do so was adopted as a methodology qualitative approach, with emphasis on participant observation. The survey was conducted in two stages: at first contextualize the EJA and geographical science and its entanglements with this type of education. The second stage of this investigation we conducted field research in two schools in the municipal Canguçu teaching and that offer education for youth and adults at night. As data collection instruments, we used interviews, document analysis, informal conversations and observation. After the first two stages of the study the collected data were analyzed and interpreted in light of the theoretical contribution of Stephen Ball on the cycle of educational policies with an emphasis on the practical context. Finally, we argue about the importance of theoretical contribution of Stephen Ball for the analysis of educational policy in the context of practice considering that the contexts are permeated by different conceptions of education and the boundaries between the legal text of a policy and practice in the daily schools can be marked by the action of professionals responsible for education in different spaces and time. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Geografias da educação de jovens e adultos: um estudo em Escolas Públicas de Canguçu/RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3324023165430947 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em pesquisa de mestrado pautada pelo objetivo de analisar a política educacional para a educação de jovens e adultos e discutir características da Geografia escolar, tendo como referência escolas municipais de Canguçu/RS. Para tanto, adota como metodologia a abordagem qualitativa, com ênfase na observação participante. A pesquisa foi realizada em dois momentos, no primeiro contextualiza a EJA, bem como a ciência geográfica e seus entrelaçamentos com essa modalidade de ensino. Já no segundo momento apresenta pesquisa de campo em duas escolas da rede municipal de ensino de Canguçu, que ofertam Educação para Jovens e Adultos no período noturno. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza entrevistas, análise de documentos, conversas informais e observação. Após as duas primeiras etapas da pesquisa, as informações coletadas foram analisadas e interpretadas a luz da contribuição teórica de Stephen Ball sobre o ciclo de políticas educacionais com ênfase no contexto da prática. Por fim, argumenta sobre a importância da contribuição teórica de Stephen Ball para a análise da política educacional no contexto da prática, considerando que os contextos são permeados por diferentes concepções de educação e os limites entre o texto legal de uma política e a prática no cotidiano das escolas podem ser demarcados pela ação dos profissionais responsáveis pela educação em diferentes espaços e tempos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Liz Cristiane | |