dc.creator | Strelow, Cristina Franz | |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T23:25:13Z | |
dc.date.available | 2019-10-10 | |
dc.date.available | 2019-10-11T23:25:13Z | |
dc.date.issued | 2019-04-24 | |
dc.identifier.citation | STRELOW, Cristina Franz. Escritas de alunos em aula e a aprendizagem
Matemática. 2019. 71f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4785 | |
dc.description.abstract | This dissertation, developed in the Post-Graduate Program in Science and
Mathematics Teaching - Professional Master's Degree - UFPel, aimed to analyze
students' writing about concepts and activities worked on in Mathematics classes,
trying to identify if there is and how the development of metacognitive skills. For that,
the practice of writing was promoted in the classes of Mathematics, in the form of
metacognition passbooks. Through this support we sought to analyze what these
writings reveal about the learning or about the contents developed in the class by the
teacher. The participants of the research were the students of a 9th grade class in the
2016 school year of a municipal public school in São Lourenço do Sul, Rio Grande do
Sul. These students were very participative and willing to participate in new proposals
and / or methodologies presented by the teacher. The research was developed in the
area of Mathematics education in a qualitative approach, considering the whole
process, as the student learned and was also considered the final result, which he
learned. For data analysis, the ATD (Discursive Textual Analysis) was used. Reflecting
on these assumptions, the development of this research seeks to portray the writing in
Cadernets of Metacognition in Mathematics classes. Based on the results obtained, it
was verified the stimulation of integrating Mathematics with writing, and this integration
was carried out through the students 'description of the class, thus it was possible to
identify a metacognitive exercise in the students' writings. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Caderneta de metacognição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Habilidades metacognitivas | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Metacognition booklet | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Metacognitive skills | pt_BR |
dc.title | Escritas de alunos em aula e a aprendizagem Matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Student writing in class and mathematical learning | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6253556255848666 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3704006449718179 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, teve como objetivo analisar
a escrita dos alunos sobre conceitos e atividades trabalhados em aulas de
Matemática, buscando identificar se há e como ocorre o desenvolvimento de
habilidades metacognitivas. Para tanto, se promoveu nas aulas de Matemática a
prática da escrita, na forma de cadernetas de metacognição. Por meio desse suporte
se buscou analisar o que estas escritas revelam sobre a aprendizagem ou sobre os
conteúdos desenvolvidos na aula pela professora. Os participantes da pesquisa foram
os alunos de uma turma de 9º ano, no ano letivo de 2016, de uma escola pública
municipal, em São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. Esses alunos eram muito
participativos e dispostos a participar de novas propostas e/ou metodologias
apresentadas pela professora. A pesquisa foi desenvolvida na área da educação
Matemática numa abordagem qualitativa, pois considerou todo o processo, como o
aluno aprendeu e também foi considerado o resultado final, o que aprendeu. Para
análise de dados foi utilizada a ATD (Análise Textual Discursiva). Refletindo sobre
esses pressupostos, o desenvolvimento dessa pesquisa procura retratar a escrita em
Cadernetas de Metacognição nas aulas de Matemática. Com base nos resultados
obtidos foi verificado o estímulo de integrar a Matemática com a escrita, sendo essa
integração realizada através da descrição da aula pelos alunos, assim foi possível
identificar, nas escritas dos alunos pesquisados, um exercício metacognitivo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Antônio Maurício Medeiros | |