Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorStrelow, Cristina Franz
dc.date.accessioned2019-10-11T23:25:13Z
dc.date.available2019-10-10
dc.date.available2019-10-11T23:25:13Z
dc.date.issued2019-04-24
dc.identifier.citationSTRELOW, Cristina Franz. Escritas de alunos em aula e a aprendizagem Matemática. 2019. 71f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4785
dc.description.abstractThis dissertation, developed in the Post-Graduate Program in Science and Mathematics Teaching - Professional Master's Degree - UFPel, aimed to analyze students' writing about concepts and activities worked on in Mathematics classes, trying to identify if there is and how the development of metacognitive skills. For that, the practice of writing was promoted in the classes of Mathematics, in the form of metacognition passbooks. Through this support we sought to analyze what these writings reveal about the learning or about the contents developed in the class by the teacher. The participants of the research were the students of a 9th grade class in the 2016 school year of a municipal public school in São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. These students were very participative and willing to participate in new proposals and / or methodologies presented by the teacher. The research was developed in the area of Mathematics education in a qualitative approach, considering the whole process, as the student learned and was also considered the final result, which he learned. For data analysis, the ATD (Discursive Textual Analysis) was used. Reflecting on these assumptions, the development of this research seeks to portray the writing in Cadernets of Metacognition in Mathematics classes. Based on the results obtained, it was verified the stimulation of integrating Mathematics with writing, and this integration was carried out through the students 'description of the class, thus it was possible to identify a metacognitive exercise in the students' writings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCaderneta de metacogniçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHabilidades metacognitivaspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectMetacognition bookletpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMetacognitive skillspt_BR
dc.titleEscritas de alunos em aula e a aprendizagem Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeStudent writing in class and mathematical learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6253556255848666pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3704006449718179pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, teve como objetivo analisar a escrita dos alunos sobre conceitos e atividades trabalhados em aulas de Matemática, buscando identificar se há e como ocorre o desenvolvimento de habilidades metacognitivas. Para tanto, se promoveu nas aulas de Matemática a prática da escrita, na forma de cadernetas de metacognição. Por meio desse suporte se buscou analisar o que estas escritas revelam sobre a aprendizagem ou sobre os conteúdos desenvolvidos na aula pela professora. Os participantes da pesquisa foram os alunos de uma turma de 9º ano, no ano letivo de 2016, de uma escola pública municipal, em São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. Esses alunos eram muito participativos e dispostos a participar de novas propostas e/ou metodologias apresentadas pela professora. A pesquisa foi desenvolvida na área da educação Matemática numa abordagem qualitativa, pois considerou todo o processo, como o aluno aprendeu e também foi considerado o resultado final, o que aprendeu. Para análise de dados foi utilizada a ATD (Análise Textual Discursiva). Refletindo sobre esses pressupostos, o desenvolvimento dessa pesquisa procura retratar a escrita em Cadernetas de Metacognição nas aulas de Matemática. Com base nos resultados obtidos foi verificado o estímulo de integrar a Matemática com a escrita, sendo essa integração realizada através da descrição da aula pelos alunos, assim foi possível identificar, nas escritas dos alunos pesquisados, um exercício metacognitivo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Antônio Maurício Medeiros


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem