Mostrar registro simples

dc.creatorAlves, Luana Leal
dc.date.accessioned2019-10-11T23:33:48Z
dc.date.available2019-10-11
dc.date.available2019-10-11T23:33:48Z
dc.date.issued2019-03-25
dc.identifier.citationALVES, Luana Leal. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4792
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a qualitative research carried out in the Graduate Program in Teaching of Sciences and Mathematics - Professional Master's Degree at the Federal University of Pelotas, which had as a general objective to identify the development of the professorality of polyvalent teachers, specifically, regarding the teaching of Mathematics in the initial years. The research question for this work was: "what is the role of formation and beliefs about teaching mathematics in the the development of the professorality of polyvalent teachers, whose task is to teach mathematical content in the early years?" This study originated of acting of the researcher as scholarship student of institutional program of fellowships of initiation teaching during graduation, acting in the subproject "Mathematics in the initial years" in a school of the municipal public network of Pelotas. The subjects of this investigation were five multipurpose teachers, that is, teachers of the first years of elementary school of this school. The research was developed through a case study, because it is believed that this way it is possible to analyze deeply the researched situation. In order to account for the study, a questionnaire with open questions was applied in order to know the subjects of the research, in addition, semi-structured interviews were conducted and two other instruments were used: Mathematical biography and numbering line. Discursive Textual Analysis was used to analyze the data collected. Based on the results obtained in the study it is possible to affirm that the professorality is developed from situations that permeate the life of teachers, among which, in this study, the beliefs and initial formation that play a fundamental role in this process stand out. It can also be identified that the initial training courses that these teachers experienced did not allow favorable conditions for learning mathematical concepts, which will be necessary for teachers in their pedagogical practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProfessoras polivalentespt_BR
dc.subjectCrenças no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática nos anos iniciaispt_BR
dc.subjectProfessoralidadept_BR
dc.subjectPolyvalent teacherspt_BR
dc.subjectBeliefs in mathematics teachingpt_BR
dc.subjectMathematics in the early yearspt_BR
dc.subjectProfessoralitypt_BR
dc.titleO papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe role of formation and beliefs in the development of the professorality of polyvalent teachers for the teaching of mathematicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7677770304762946pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3704006449718179pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional na Universidade Federal de Pelotas, que teve por objetivo geral identificar o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes, em específico, no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais. A questão da pesquisa para este trabalho foi: “qual o papel da formação e das crenças sobre ensino de Matemática no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes, as quais têm como tarefa ensinar conteúdos matemáticos nos anos iniciais?”. Este estudo originou-se da atuação da pesquisadora como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, durante a graduação, atuando no subprojeto “Matemática nos anos iniciais” numa escola da rede pública municipal de Pelotas. Os sujeitos desta investigação foram cinco professoras polivalentes, ou seja, professoras dos primeiros anos do ensino fundamental desta escola. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, pois acredita-se que assim é possível analisar profundamente a situação pesquisada. Para dar conta do estudo foi aplicado um questionário com questões abertas, a fim de conhecer os sujeitos da pesquisa, além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e usados outros dois instrumentos: biografia Matemática e linha do numeramento. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva para análise dos dados coletados. Com base nos resultados obtidos no estudo é possível afirmar que a professoralidade é desenvolvida a partir de situações que permeiam a vida das docentes, dentre as quais, neste estudo, destacam-se as crenças e a formação inicial que desempenham um papel fundamental nesse processo. Pode-se identificar, ainda, que os cursos de formação inicial que essas professoras vivenciaram não possibilitaram condições favoráveis para aprendizagem de conceitos matemáticos, os quais serão necessários às professoras em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Luana Leal. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Antônio Maurício Medeiros


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples