Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLemos, Mayara Espindola
dc.date.accessioned2019-10-21T16:05:43Z
dc.date.available2019-10-21T16:05:43Z
dc.date.issued2019-07-16
dc.identifier.citationLEMOS, Mayara Espindola. O agir do/a revisor/a de textos sob uma perspectiva social e interacionista. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4813
dc.description.abstractThe proofreading is a complex activity and it requires skills and abilities which go beyond all types of knowledges and grammar of a language, granting the proofreader professional an important role on society. The goal of this research is the reflection of the proofreader professional under a social and interactional approach, regarding its attitude towards a text. The analysis of this relation was possible by using two instruments: a questionnaire and the texts corrected by proofreaders, once they reveal attitudes and also promote reflection about the profession. The theoretical basis of this study is the Socio-Discursive Interactionism (SDI) framework developed by Jean Paul Bronckart (2006, 2008, 2009) and its notions of work, activity, task and attitude. In this research, the proofreading procedures are also considered in its language and its conditions of production, internal and external to the text, according to the SDI approach. The corpus was analyzed based on four criteria: (1) the particular attitude of the proofreader, (2) the modes of its attitude while working, (3) the internal aspects of a text and (4) the external aspects of a text which are relevant to the proofreader. The data showed that proofreading is not an isolated and individual activity, but socially oriented, which reinforces its role as a profession on high literate societies.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectRevisão textualpt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectProofreadingpt_BR
dc.subjectSocio-discursive interactionismpt_BR
dc.titleO agir do/a revisor/a de textos sob uma perspectiva social e interacionistapt_BR
dc.title.alternativeThe attitude of the proofreader under a social and interactional approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2917478661456811pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9271700127440992pt_BR
dc.description.resumoA prática de revisar textos é uma atividade complexa e requer competências e habilidades que ultrapassam os saberes, ou melhor, os domínios gramaticais de uma língua, atribuindo ao/à revisor/a um importante papel na sociedade. O objetivo desta dissertação é refletir sobre o exercício de revisão a partir de um olhar social e interacionista, considerando o agir do/a revisor/a em seu objeto de trabalho: o texto. Para alcançar o propósito da presente pesquisa, elaboramos e aplicamos aos/às revisores/as voluntários/as um questionário, bem como produzimos um texto, por eles/as revisado. Entendemos que esses dois instrumentos colocam esses/as profissionais em ação e também os/as fazem refletir sobre o seu agir cotidiano, possibilitando a realização do objetivo deste estudo. Fundamentamos nossa investigação nas noções de trabalho, atividade, tarefa e ação desenvolvidas no Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD), mais precisamente, com base nas ideias de seu fundador Jean Paul Bronckart (2006, 2008, 2009). Também problematizamos o processo de revisar considerando a linguagem e as suas condições de produção, especificando os aspectos internos e externos do texto, conforme abordagem do ISD. Analisamos o corpus a partir de quatro critérios, a saber: (1) as características do agir do/a revisor/a, (2) os modos de agir no trabalho, (3) os aspectos internos do texto relevantes a esse agir e (4) os aspectos externos do texto relevantes a essa ação profissional. Os dados obtidos mostram que a prática de revisar não é um ato individual, isolado, mas uma ação social, o que enfatiza a importância dessa profissão na sociedade multiletrada em que vivemos.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Wittke, Cleide Inês


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem