dc.creator | Fernandez, Rodrigo Nobre | |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T14:43:12Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T14:43:12Z | |
dc.date.issued | 2011-08-12 | |
dc.identifier.citation | FERNANDEZ, Rodrigo Nobre. Ensaios sobre parcerias público-privadas: uma abordagem microeconômica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4905 | pt_BR |
dc.description.abstract | The Public-Private Partnerships (PPP or 3Ps) consisted of an arrange formed by public and private sector in order to provide infrastructure services which were before provided by the government. One of its most relevant aspects is the risksharing among both agents and the possibility of investments in infrastructure overcoming the government budget constraint. In the first paper it has done a review about what are the main advantages and inconveniences on the partnerships formations. It has emphasized the possibility of the gains from both parts because of the management process efficiency of private sector. Nevertheless, the asymmetric information and the politic problems could be generated by interests groups. In this contextualization, the second work assesses a theoretical model of PPPs applied to hospitals. Due to, the moral hazard problem the best alternative is to outsourcing the contracting of health professionals. Another important result is that PPPs has shown itself as a relevant public policy tool if the State gets balance the parameters that adjusts its budget constraint and establish contractual rules which define the best way the quality level because the monitoring difficulty. Finally, the results show that PPPs formations are valid and the governments should establish rigid contracts as a protection risk measure and the informational difference. These partnerships might be used as an alternative of public traditional agreement and if were well conducted it may present good results and benefit both involved parts in this arrange. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Organizações e mercados | pt_BR |
dc.subject | Parcerias público privadas | pt_BR |
dc.subject | Assimetria de informação | pt_BR |
dc.subject | Problemas políticos | pt_BR |
dc.subject | Economia da saúde | pt_BR |
dc.subject | Public private partnerships | pt_BR |
dc.subject | Asymetric information | pt_BR |
dc.subject | Politic problems | pt_BR |
dc.subject | Health economics | pt_BR |
dc.title | Ensaios sobre parcerias público-privadas: uma abordagem microeconômica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7835812928614071 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6971376831898637 | pt_BR |
dc.description.resumo | As parcerias público-privadas (PPP ou 3Ps) consistem em um arranjo, formado pelo setor público e privado para a provisão de serviços de infraestrutura, os quais eram previamente providos pelo Estado. Um dos seus aspectos mais relevantes é o compartilhamento de riscos entre esses dois entes e a possibilidade de investimentos em obras de infraestrutura superando as restrições orçamentárias do Estado. No primeiro artigo faz-se uma revisão sobre quais são as principais vantagens e inconvenientes na formação destas parcerias. Destacou-se a possibilidade de ganhos por ambas as partes, pela eficiência nos processos de gestão do setor privado. Em contrapartida, a assimetria de informação e problemas políticos podem ser gerados por grupos de interesses. Dentro deste contexto, o segundo trabalho avalia um modelo teórico de PPPs aplicado a hospitais. Devido ao problema de risco moral, a melhor alternativa para o governo é terceirizar a contratação dos profissionais de saúde. Outro resultado importante é que as PPPs se mostram como uma ferramenta importante de política pública, se o Estado conseguir equilibrar os parâmetros que ajustam sua restrição de orçamento e estabelecer regras contratuais que determinem da melhor forma o nível de qualidade devido a dificuldade de monitoramento. Por fim, os resultados mostram que a formação das PPPs é válida, porém os governos devem estabelecer contratos rígidos, como medida de proteção do risco e da diferença informacional. Essas parcerias podem ser utilizadas como uma alternativa à forma de contrato público convencional e se bem conduzidas, podem apresentar resultados frutíferos e beneficiar ambas as partes envolvidas neste arranjo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carraro, André | |