dc.creator | Ferrari, Anelise Anapolski | |
dc.date.accessioned | 2020-04-23T03:32:00Z | |
dc.date.available | 2020-04-22 | |
dc.date.available | 2020-04-23T03:32:00Z | |
dc.date.issued | 2011-06-15 | |
dc.identifier.citation | FERRARI, Anelise Anapolski. As ruas como espaços públicos da periferia: Imagem avaliativa e desempenho ambiental. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5037 | |
dc.description.abstract | The present work focuses on the performance of the streets as open public spaces
in the slums, based on the evaluation of users and their environmental behavior. The streets
are considered relevant public spaces in these areas, as they are seen as residual spaces
resulting from the spontaneous occupation process so often found in such locations. We take
the theoretical assumption that the usage is the most relevant indicating factor of successful
open public spaces. Besides the usage of the spaces, the users’ satisfaction is considered a
key factor to evaluate the performance of built spaces. We aim at identifying the existing
relationship between the evaluative image of the streets, in terms of visual pleasantness and
safety perception and the performance as public spaces, through the analysis of a case
study in the city of Pelotas, RS. The central purpose is the elaboration of theoretical aids that
provide support the decisions in terms of streets projects and maintenance, in order to
respond to the users’ needs and expectations and contribute for its positive performance.
The work involves the study area of environment-behavior relationships (EBR) and uses
specific methodology from the area: the post-occupation evaluation (POE) methods and
techniques. Participative urban rapid diagnosis (PURD), questionnaires and behavioral
observations are used as methods to gather data concerning physical surveys. The answers
are analysed and grouped among the different groups of users, so that it is possible to
identify similarities and/or differences in the perception, evaluation and environmental
behavior of each group. The results found indicate the contextual aspects which favor the
street performance, stimulating the behavioral environment considered as the adequate one
by the dwellers as well as their satisfaction concerning the streets where they live in. It is
expected that the results presented here may suggest future researches to approach this
problem and that public policies on the qualification of the slums urban environment are
guided. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Periferia | pt_BR |
dc.subject | Percepção ambiental | pt_BR |
dc.subject | Satisfação dos usuários | pt_BR |
dc.subject | Slums | pt_BR |
dc.subject | Environmental perception | pt_BR |
dc.subject | User’s satisfaction | pt_BR |
dc.title | As ruas como espaços públicos da periferia: Imagem avaliativa e desempenho ambiental. | pt_BR |
dc.title.alternative | The streets as public spaces in the periphery: Evaluative image and environmental performance. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4052081937791934 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7704750589872182 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho trata do desempenho das ruas como espaços públicos da periferia, a
partir da avaliação dos usuários e de seu comportamento ambiental. As ruas são
consideradas espaços públicos relevantes nessas áreas, pois configuram-se como espaços
residuais resultantes do processo de ocupação espontânea característico destes locais.
Parte-se do pressuposto teórico de que o uso é o indicador mais relevante de espaços
abertos públicos bem-sucedidos. Além do uso dos espaços, a satisfação dos usuários é
considerada medida-chave para avaliar o desempenho de espaços construídos. Procura-se
identificar a relação existente entre a imagem avaliativa das ruas, em termos de
agradabilidade visual e percepção de segurança e o seu desempenho como espaços
públicos, através da análise de um estudo de caso na cidade de Pelotas, RS. O objetivo
central é a elaboração de subsídios teóricos que ofereçam suporte às decisões de desenho
e manutenção das ruas, de forma a atender às necessidades e expectativas dos usuários e
contribuir para seu desempenho positivo. O trabalho insere-se na área de estudos das
relações ambiente-comportamento (RAC) e utiliza-se da metodologia específica da área: os
métodos e técnicas de avaliação pós-ocupação (APO). São utilizados como métodos de
coleta de dados levantamentos físicos, diagnóstico rápido urbano participativo (DRUP),
questionários e observações comportamentais. São analisadas e comparadas as respostas
entre diferentes grupos de usuários, a fim de identificar similaridades e/ou diferenças na
percepção, avaliação e no comportamento ambiental de cada grupo. Os resultados
encontrados indicam os aspectos contextuais que favorecem o desempenho das ruas,
estimulando o comportamento ambiental considerado pelos moradores como adequado,
bem como sua satisfação em relação às ruas que habitam. Espera-se que os resultados
apresentados possam inspirar futuras pesquisas a abordarem esta problemática, e que
possam orientar políticas públicas de qualificação do ambiente urbano da periferia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medvedovski, Nirce Saffer | |