As ruas como espaços públicos da periferia: Imagem avaliativa e desempenho ambiental.
Resumo
O trabalho trata do desempenho das ruas como espaços públicos da periferia, a
partir da avaliação dos usuários e de seu comportamento ambiental. As ruas são
consideradas espaços públicos relevantes nessas áreas, pois configuram-se como espaços
residuais resultantes do processo de ocupação espontânea característico destes locais.
Parte-se do pressuposto teórico de que o uso é o indicador mais relevante de espaços
abertos públicos bem-sucedidos. Além do uso dos espaços, a satisfação dos usuários é
considerada medida-chave para avaliar o desempenho de espaços construídos. Procura-se
identificar a relação existente entre a imagem avaliativa das ruas, em termos de
agradabilidade visual e percepção de segurança e o seu desempenho como espaços
públicos, através da análise de um estudo de caso na cidade de Pelotas, RS. O objetivo
central é a elaboração de subsídios teóricos que ofereçam suporte às decisões de desenho
e manutenção das ruas, de forma a atender às necessidades e expectativas dos usuários e
contribuir para seu desempenho positivo. O trabalho insere-se na área de estudos das
relações ambiente-comportamento (RAC) e utiliza-se da metodologia específica da área: os
métodos e técnicas de avaliação pós-ocupação (APO). São utilizados como métodos de
coleta de dados levantamentos físicos, diagnóstico rápido urbano participativo (DRUP),
questionários e observações comportamentais. São analisadas e comparadas as respostas
entre diferentes grupos de usuários, a fim de identificar similaridades e/ou diferenças na
percepção, avaliação e no comportamento ambiental de cada grupo. Os resultados
encontrados indicam os aspectos contextuais que favorecem o desempenho das ruas,
estimulando o comportamento ambiental considerado pelos moradores como adequado,
bem como sua satisfação em relação às ruas que habitam. Espera-se que os resultados
apresentados possam inspirar futuras pesquisas a abordarem esta problemática, e que
possam orientar políticas públicas de qualificação do ambiente urbano da periferia.
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