Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFerrari, Anelise Anapolski
dc.date.accessioned2020-04-23T03:32:00Z
dc.date.available2020-04-22
dc.date.available2020-04-23T03:32:00Z
dc.date.issued2011-06-15
dc.identifier.citationFERRARI, Anelise Anapolski. As ruas como espaços públicos da periferia: Imagem avaliativa e desempenho ambiental. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5037
dc.description.abstractThe present work focuses on the performance of the streets as open public spaces in the slums, based on the evaluation of users and their environmental behavior. The streets are considered relevant public spaces in these areas, as they are seen as residual spaces resulting from the spontaneous occupation process so often found in such locations. We take the theoretical assumption that the usage is the most relevant indicating factor of successful open public spaces. Besides the usage of the spaces, the users’ satisfaction is considered a key factor to evaluate the performance of built spaces. We aim at identifying the existing relationship between the evaluative image of the streets, in terms of visual pleasantness and safety perception and the performance as public spaces, through the analysis of a case study in the city of Pelotas, RS. The central purpose is the elaboration of theoretical aids that provide support the decisions in terms of streets projects and maintenance, in order to respond to the users’ needs and expectations and contribute for its positive performance. The work involves the study area of environment-behavior relationships (EBR) and uses specific methodology from the area: the post-occupation evaluation (POE) methods and techniques. Participative urban rapid diagnosis (PURD), questionnaires and behavioral observations are used as methods to gather data concerning physical surveys. The answers are analysed and grouped among the different groups of users, so that it is possible to identify similarities and/or differences in the perception, evaluation and environmental behavior of each group. The results found indicate the contextual aspects which favor the street performance, stimulating the behavioral environment considered as the adequate one by the dwellers as well as their satisfaction concerning the streets where they live in. It is expected that the results presented here may suggest future researches to approach this problem and that public policies on the qualification of the slums urban environment are guided.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectSatisfação dos usuáriospt_BR
dc.subjectSlumspt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectUser’s satisfactionpt_BR
dc.titleAs ruas como espaços públicos da periferia: Imagem avaliativa e desempenho ambiental.pt_BR
dc.title.alternativeThe streets as public spaces in the periphery: Evaluative image and environmental performance.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4052081937791934pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7704750589872182pt_BR
dc.description.resumoO trabalho trata do desempenho das ruas como espaços públicos da periferia, a partir da avaliação dos usuários e de seu comportamento ambiental. As ruas são consideradas espaços públicos relevantes nessas áreas, pois configuram-se como espaços residuais resultantes do processo de ocupação espontânea característico destes locais. Parte-se do pressuposto teórico de que o uso é o indicador mais relevante de espaços abertos públicos bem-sucedidos. Além do uso dos espaços, a satisfação dos usuários é considerada medida-chave para avaliar o desempenho de espaços construídos. Procura-se identificar a relação existente entre a imagem avaliativa das ruas, em termos de agradabilidade visual e percepção de segurança e o seu desempenho como espaços públicos, através da análise de um estudo de caso na cidade de Pelotas, RS. O objetivo central é a elaboração de subsídios teóricos que ofereçam suporte às decisões de desenho e manutenção das ruas, de forma a atender às necessidades e expectativas dos usuários e contribuir para seu desempenho positivo. O trabalho insere-se na área de estudos das relações ambiente-comportamento (RAC) e utiliza-se da metodologia específica da área: os métodos e técnicas de avaliação pós-ocupação (APO). São utilizados como métodos de coleta de dados levantamentos físicos, diagnóstico rápido urbano participativo (DRUP), questionários e observações comportamentais. São analisadas e comparadas as respostas entre diferentes grupos de usuários, a fim de identificar similaridades e/ou diferenças na percepção, avaliação e no comportamento ambiental de cada grupo. Os resultados encontrados indicam os aspectos contextuais que favorecem o desempenho das ruas, estimulando o comportamento ambiental considerado pelos moradores como adequado, bem como sua satisfação em relação às ruas que habitam. Espera-se que os resultados apresentados possam inspirar futuras pesquisas a abordarem esta problemática, e que possam orientar políticas públicas de qualificação do ambiente urbano da periferia.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Medvedovski, Nirce Saffer


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem