Avaliação da qualidade dos espaços abertos em conjuntos Habitacionais : Abordagem perceptiva e cognitiva dos elementos morfológicos desses ambientes
Abstract
Esta pesquisa investiga a qualidade dos espaços abertos em conjuntos
habitacionais e tem como objetivo geral avaliar o desempenho físico e funcional
desses espaços, na opinião dos usuários, através da abordagem perceptiva e
cognitiva dos elementos morfológicos do ambiente, objetivando ampliar o
conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de projetos futuros. Para efetuar
essa investigação, foram escolhidos três conjuntos PAR da cidade de Pelotas-RS
com diferentes implantações, permitindo a análise de suas singularidades através da
comparação entre os estudos de caso.Os métodos de coleta de dados aplicados
nesse estudo fazem parte dos utilizados na área de pesquisa relativa ao ambiente e
comportamento, sendo sistematizados em duas etapas: (1) levantamento de arquivo
e (2) levantamento de campo. Esse último se subdivide em: levantamento físico,
observações comportamentais e questionário. É importante destacar que foram
escolhidas três dimensões: (1) estética, (2) uso e (3) estrutura para avaliar o
desempenho físico e funcional dos espaços abertos, tendo como base diferentes
elementos da forma desse ambiente: (1) lote, (2) edificações e (3) espaços
comuns aos usuários. Também foram considerados os interesses de grupos com
diferentes faixas etárias: (1) adolescentes, (2) adultos jovens e (3) adultos, a fim
de verificar se as dimensões investigadas têm a mesma avaliação para os diferentes
frequentadores do ambiente, bem como investigar as divergências entre os grupos
quanto aos elementos morfológicos que se destacam na avaliação da qualidade dos
espaços abertos.Com base nos dados obtidos, é possível afirmar que a percepção
da qualidade nesses ambientes é a mesma entre os diversos grupos de usuários em
cada conjunto, porém, os elementos que interferem nessa avaliação é que têm
avaliações diferentes.
Collections
The following license files are associated with this item: