Patrimônio cultural, ruralidade e identidade territorial: diversidade na Colônia de Pelotas – RS.
Resumo
O presente trabalho aborda aspectos da ruralidade contemporânea na região da
Colônia de Pelotas – RS, na Serra dos Tapes, tendo como fio condutor as relações
entre patrimônio e territorialidade. Para tal apresenta três abordagens distintas,
gradativamente entrelaçadas entre si: ruralidade, patrimônio e estudo de caso. Nesta
trajetória apresenta diversas noções e construções, contemplando relações entre o
campo e a cidade no transcorrer do tempo; critérios para definição de rural e urbano; a
importância das abordagens sobre território e desenvolvimento para entender a
ruralidade na contemporaneidade; relações entre cultura, sociedade e patrimônio; a
construção da noção e a constituição do patrimônio. A última etapa, o estudo de caso, é
dividida em duas partes, a primeira percorre aspectos da fisiografia e história da área de
estudo e a segunda apresenta observações de campo, selecionadas a partir do
referencial apresentado até então. Os resultados confirmam tendências mencionadas
por outros estudos que apontam, em relação aos meios rurais, ser a valorização do
modo de vida, da ambiência e da paisagem das áreas rurais os principais pontos de
convergência, quer seja para os que ali estão, quer seja para os que com ele começam
a estabelecer algum tipo de relação. Deste modo percebe-se uma forte relação entre o
modo de vida, associado ao ambiente de colônia e à identidade cultural da região. Por
modo de vida, evocado na Carta de Tlaxcala (1982), entende-se o conjunto de
elementos percebidos como constitutivos da vida cotidiana, que permeia as relações do
homem com o ambiente e com o tempo, envolvendo práticas diárias relativas à
obtenção dos meios de subsistência (agricultura ou outras formas de trabalho), à
espiritualidade (religiosidade) e sociabilidade (lazer, divertimento, rituais, etc.).
Cotejando os diferentes instrumentos de pesquisa utilizados, parece que um dos
conceitos que perpassa este conjunto e ao mesmo tempo funciona como síntese de
percepção deste modo de vida é a noção de tranqüilidade. Além disso, o campo revelou
uma multiplicidade de novas facetas da heterogeneidade e diversidade existentes,
confirmando que a discussão sobre patrimônio, por estar imbricada ao terreno das
construções entre sociedade e cultura, pode ser também bastante reveladora para
auxiliar na compreensão do caráter multifacetado do território.
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