| dc.creator | Wille, Danielle Neugebauer | |
| dc.date.accessioned | 2020-04-30T01:13:15Z | |
| dc.date.available | 2020-04-29 | |
| dc.date.available | 2020-04-30T01:13:15Z | |
| dc.date.issued | 2014-11-20 | |
| dc.identifier.citation | WILLE, Danielle Neugebauer. No supermercado, "o segredo é o carinho": um estudo sobre consumo a partir do rural, caseiro e natural em embalagens de alimentos. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5114 | |
| dc.description.abstract | We started this study from the verification of food valorization known as natural
in opposition to those classified as industrialized and artificial, and from the
observation that the food industry has been, throughout the time, from visual
language of its products, taking advantage of this new consumption tendencies.
In this context, it has become natural to find a wide range of industrialized food
products whose packaging and publicity contain speeches which try to
represent a rural, homemade, handmade and natural appeal. Being part of
consumption studies, this research aims at reflecting about the process
referring to the valorization of these attributes in food products. Thus, we tried to
apprehend the meanings attributed to these products from communicational
strategies used by companies, the selection criteria and choice and the quality
perceptions of consumers in relation to these foods. Therefore, this study
analyzes relations between communicative processes and reception of
symbolic goods. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.subject | Consumo | pt_BR |
| dc.subject | Alimentação | pt_BR |
| dc.subject | Embalagens | pt_BR |
| dc.subject | Relações campo-cidade | pt_BR |
| dc.subject | Consumption | pt_BR |
| dc.subject | Food | pt_BR |
| dc.subject | Packaging | pt_BR |
| dc.subject | Rural-urban relations | pt_BR |
| dc.title | No supermercado, "o segredo é o carinho": um estudo sobre consumo a partir do rural, caseiro e natural em embalagens de alimentos. | pt_BR |
| dc.title.alternative | At the supermarket, “love is the secret“: a study about consumption from rural, homemade and natural themes in food packaging. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3955235381816021 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2945823100984166 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Partimos da constatação da valorização de alimentos ditos naturais em
oposição aos classificados como industrializados e artificiais, e da observação
de que a indústria alimentar vem, ao longo do tempo, a partir da linguagem
visual de seus produtos, apropriando-se dessas novas tendências de consumo.
Nesse contexto, tornou-se corriqueiro encontrar uma ampla gama de produtos
alimentícios industrializados em cujas embalagens e publicidades estão
presentes discursos que buscam representar um apelo rural, artesanal, caseiro
e natural. Inscrevendo-se nos estudos do consumo, o presente trabalho busca
refletir sobre o processo referente à valorização desses atributos em produtos
alimentícios. Para isso, buscamos apreender os significados atribuídos a esses
produtos a partir das estratégias comunicacionais utilizadas pelas empresas, os
critérios de seleção e escolha e as percepções de qualidade dos consumidores
em relação a esses alimentos. O estudo analisa, assim, relações entre
processos comunicativos e recepção de bens simbólicos. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Menasche, Renata | |