Mostrar registro simples

dc.creatorWille, Danielle Neugebauer
dc.date.accessioned2020-04-30T01:13:15Z
dc.date.available2020-04-29
dc.date.available2020-04-30T01:13:15Z
dc.date.issued2014-11-20
dc.identifier.citationWILLE, Danielle Neugebauer. No supermercado, "o segredo é o carinho": um estudo sobre consumo a partir do rural, caseiro e natural em embalagens de alimentos. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5114
dc.description.abstractWe started this study from the verification of food valorization known as natural in opposition to those classified as industrialized and artificial, and from the observation that the food industry has been, throughout the time, from visual language of its products, taking advantage of this new consumption tendencies. In this context, it has become natural to find a wide range of industrialized food products whose packaging and publicity contain speeches which try to represent a rural, homemade, handmade and natural appeal. Being part of consumption studies, this research aims at reflecting about the process referring to the valorization of these attributes in food products. Thus, we tried to apprehend the meanings attributed to these products from communicational strategies used by companies, the selection criteria and choice and the quality perceptions of consumers in relation to these foods. Therefore, this study analyzes relations between communicative processes and reception of symbolic goods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCiências Sociaispt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectEmbalagenspt_BR
dc.subjectRelações campo-cidadept_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectPackagingpt_BR
dc.subjectRural-urban relationspt_BR
dc.titleNo supermercado, "o segredo é o carinho": um estudo sobre consumo a partir do rural, caseiro e natural em embalagens de alimentos.pt_BR
dc.title.alternativeAt the supermarket, “love is the secret“: a study about consumption from rural, homemade and natural themes in food packaging.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3955235381816021pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2945823100984166pt_BR
dc.description.resumoPartimos da constatação da valorização de alimentos ditos naturais em oposição aos classificados como industrializados e artificiais, e da observação de que a indústria alimentar vem, ao longo do tempo, a partir da linguagem visual de seus produtos, apropriando-se dessas novas tendências de consumo. Nesse contexto, tornou-se corriqueiro encontrar uma ampla gama de produtos alimentícios industrializados em cujas embalagens e publicidades estão presentes discursos que buscam representar um apelo rural, artesanal, caseiro e natural. Inscrevendo-se nos estudos do consumo, o presente trabalho busca refletir sobre o processo referente à valorização desses atributos em produtos alimentícios. Para isso, buscamos apreender os significados atribuídos a esses produtos a partir das estratégias comunicacionais utilizadas pelas empresas, os critérios de seleção e escolha e as percepções de qualidade dos consumidores em relação a esses alimentos. O estudo analisa, assim, relações entre processos comunicativos e recepção de bens simbólicos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Menasche, Renata


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples