Mostrar el registro sencillo del ítem
Agricultura familiar, relações de poder e mercados institucionais: estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de São Lourenço do Sul.
| dc.creator | Radünz, Amanda Fabres Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2020-04-30T01:22:53Z | |
| dc.date.available | 2020-04-29 | |
| dc.date.available | 2020-04-30T01:22:53Z | |
| dc.date.issued | 2013-06-28 | |
| dc.identifier.citation | RADÜNZ, Amanda Fabres Oliveira. Agricultura familiar, relações de poder e mercados institucionais: Estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de São Lourenço do Sul. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5119 | |
| dc.description.abstract | From the Law 11.947/09 promulgation, state and municipal schools across the country are required to, among other requirements, to acquire at least 30% of the food offered in school meals (National School Feeding Program - PNAE), from family agriculture farms. This public policy offers to family farms, the possibility of access to a new institutional market, as well as an incentive to food production and the recognition and appreciation of this form of social production. However, some aspects related to the way farmers access this policy, their participation and especially the power relations existing explicit and implicit in this process, are central to the operation of this public policy. The questions that guided this study revolve around the understanding of what are the rules in this field, the prevailing capital and how to give the power disputes between the participating entities of PNAE, and between the agents inserted in these organizations. The empirical research involved sixteen interviews, with farmers, family agriculture leaders, politicians and schools’ directors located in urban areas of São Lourenço do Sul city. The results trigger a structural asymmetry existence in terms of resources, driven by the agents involved in the dynamics of PNAE, and consequently, the power held by each field in which it operates. This points divergences and contradictions in the PNAE participation process, in which relations are, according to what we can ascertain, conditional on the need for organization of the supply chain and compliance with the legal requirements of the Law 11.947/09 text. Being, in this perspective, the products most valued than the agent that produced, that is, the family farmer. In this sense, the Law 11.947/09 provided a new feeding practices adoption, but did not reach all the assumptions present in the Law 11.947/09, especially with regard to the recognition and appreciation of family agriculture. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Sociologia | pt_BR |
| dc.subject | Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE | pt_BR |
| dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
| dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
| dc.subject | National School Feeding Program - PNAE | pt_BR |
| dc.subject | Power relations | pt_BR |
| dc.subject | Family agriculture | pt_BR |
| dc.title | Agricultura familiar, relações de poder e mercados institucionais: estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de São Lourenço do Sul. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Family agriculture, power relations and institutional markets: case study of the National School Feeding in São Lourenço do Sul. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | pt_BR | |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6384674423429215 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7107393939694701 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A partir da promulgação da Lei 11.947/09, escolas estaduais e municipais de todo país são obrigadas a, dentre outras exigências, adquirirem, no mínimo 30% dos alimentos oferecidos na merenda escolar (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), da agricultura familiar. Essa política pública oferece, à agricultura familiar, a possibilidade de acesso a um novo mercado institucional, bem como um incentivo à produção de alimentos e o reconhecimento e valorização desta forma social de produção. No entanto, alguns aspectos, relativos à maneira como os agricultores acessam esta política, a sua participação e, principalmente, as relações de poder, explícitas e implícitas existentes nesse processo, são centrais para o funcionamento desta política pública. As questões que orientaram este estudo giram em torno ao entendimento de quais são as regras estabelecidas nesse campo, os capitais prevalecentes e como se dão as disputas de poder entre as entidades que participam do PNAE e entre os agentes inseridos nessas organizações. A pesquisa empírica envolveu a realização de dezesseis entrevistas, com agricultores familiares, lideranças da agricultura familiar, políticos e diretores de escolas localizadas no meio urbano do município de São Lourenço do Sul. Os resultados deflagram a existência de uma assimetria estrutural, no tocante aos recursos movidos pelos agentes envolvidos na dinâmica do PNAE, e consequentemente, ao poder retido por cada um no campo onde atua. Tal situação aponta divergências e contradições no processo de participação no PNAE, no qual as relações são, segundo o que podemos apurar, condicionadas à necessidade de organização da cadeia produtiva e de cumprimento das exigências legais do texto da Lei 11.947/09. Sendo, nessa perspectiva, mais valorizados os produtos do que o agente que os produziu, ou seja, o agricultor familiar. Nesse sentido, a Lei 11.947/09 proporcionou a adoção de novas práticas alimentares, mas não alcançou todos os pressupostos presentes nela, principalmente no que se refere ao reconhecimento e à valorização da agricultura familiar. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Anjos, Flávio Sacco dos |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGS : Dissertações e Teses [163]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Sociologia

