Mostrar registro simples

dc.creatorRadünz, Amanda Fabres Oliveira
dc.date.accessioned2020-04-30T01:22:53Z
dc.date.available2020-04-29
dc.date.available2020-04-30T01:22:53Z
dc.date.issued2013-06-28
dc.identifier.citationRADÜNZ, Amanda Fabres Oliveira. Agricultura familiar, relações de poder e mercados institucionais: Estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de São Lourenço do Sul. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5119
dc.description.abstractFrom the Law 11.947/09 promulgation, state and municipal schools across the country are required to, among other requirements, to acquire at least 30% of the food offered in school meals (National School Feeding Program - PNAE), from family agriculture farms. This public policy offers to family farms, the possibility of access to a new institutional market, as well as an incentive to food production and the recognition and appreciation of this form of social production. However, some aspects related to the way farmers access this policy, their participation and especially the power relations existing explicit and implicit in this process, are central to the operation of this public policy. The questions that guided this study revolve around the understanding of what are the rules in this field, the prevailing capital and how to give the power disputes between the participating entities of PNAE, and between the agents inserted in these organizations. The empirical research involved sixteen interviews, with farmers, family agriculture leaders, politicians and schools’ directors located in urban areas of São Lourenço do Sul city. The results trigger a structural asymmetry existence in terms of resources, driven by the agents involved in the dynamics of PNAE, and consequently, the power held by each field in which it operates. This points divergences and contradictions in the PNAE participation process, in which relations are, according to what we can ascertain, conditional on the need for organization of the supply chain and compliance with the legal requirements of the Law 11.947/09 text. Being, in this perspective, the products most valued than the agent that produced, that is, the family farmer. In this sense, the Law 11.947/09 provided a new feeding practices adoption, but did not reach all the assumptions present in the Law 11.947/09, especially with regard to the recognition and appreciation of family agriculture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar – PNAEpt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectNational School Feeding Program - PNAEpt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.subjectFamily agriculturept_BR
dc.titleAgricultura familiar, relações de poder e mercados institucionais: estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de São Lourenço do Sul.pt_BR
dc.title.alternativeFamily agriculture, power relations and institutional markets: case study of the National School Feeding in São Lourenço do Sul.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6384674423429215pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7107393939694701pt_BR
dc.description.resumoA partir da promulgação da Lei 11.947/09, escolas estaduais e municipais de todo país são obrigadas a, dentre outras exigências, adquirirem, no mínimo 30% dos alimentos oferecidos na merenda escolar (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), da agricultura familiar. Essa política pública oferece, à agricultura familiar, a possibilidade de acesso a um novo mercado institucional, bem como um incentivo à produção de alimentos e o reconhecimento e valorização desta forma social de produção. No entanto, alguns aspectos, relativos à maneira como os agricultores acessam esta política, a sua participação e, principalmente, as relações de poder, explícitas e implícitas existentes nesse processo, são centrais para o funcionamento desta política pública. As questões que orientaram este estudo giram em torno ao entendimento de quais são as regras estabelecidas nesse campo, os capitais prevalecentes e como se dão as disputas de poder entre as entidades que participam do PNAE e entre os agentes inseridos nessas organizações. A pesquisa empírica envolveu a realização de dezesseis entrevistas, com agricultores familiares, lideranças da agricultura familiar, políticos e diretores de escolas localizadas no meio urbano do município de São Lourenço do Sul. Os resultados deflagram a existência de uma assimetria estrutural, no tocante aos recursos movidos pelos agentes envolvidos na dinâmica do PNAE, e consequentemente, ao poder retido por cada um no campo onde atua. Tal situação aponta divergências e contradições no processo de participação no PNAE, no qual as relações são, segundo o que podemos apurar, condicionadas à necessidade de organização da cadeia produtiva e de cumprimento das exigências legais do texto da Lei 11.947/09. Sendo, nessa perspectiva, mais valorizados os produtos do que o agente que os produziu, ou seja, o agricultor familiar. Nesse sentido, a Lei 11.947/09 proporcionou a adoção de novas práticas alimentares, mas não alcançou todos os pressupostos presentes nela, principalmente no que se refere ao reconhecimento e à valorização da agricultura familiar.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Anjos, Flávio Sacco dos


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples