Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
Abstract
Este estudo teve como proposta compreender a atividade desempenhada pela categoria piloto de linha aérea, bem como as habilidades, conhecimentos, atitudes, qualificação e capacitação requeridas para o exercício dessa profissão. Questionou-se se esse conjunto de requisitos muda na medida em que há mudanças tecnológicas nas aeronaves e mudanças organizacionais e buscou-se identificá-los através do modelo de competência. A aeronave é considerada, neste estudo, um sistema perito tanto por sua excelência técnica, no sentido do uso de tecnologias de ponta, quanto pela especialização técnica necessária para a sua operacionalização. A reestruturação da Aviação Civil Brasileira, na esteira da reorganização econômica mundial sob o modelo de acumulação flexível, explica as mudanças que ocorreram na atividade desses profissionais levando-os a mobilizarem atitudes gerenciais. Identificou-se o piloto como perito atuando num sistema perito. Para Giddens a reflexividade, como característica da alta modernidade, pressupõem mudanças e é com esse argumento que se verifica a existência de um modelo de competência na profissão piloto de linha aérea. Verificou-se que o modelo de competência explica em parte a atividade do piloto em virtude da organização do trabalho estar estruturada de forma hierárquica e ter que seguir padrões operacionais definidos pela indústria aeronáutica, padrões operacionais da empresa aérea e regulamentação do setor aéreo. Verificou-se, também, que esses profissionais necessitam de formação continuada.
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