Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFabres, Ana Cristina Porto
dc.date.accessioned2020-04-30T01:23:39Z
dc.date.available2020-04-29
dc.date.available2020-04-30T01:23:39Z
dc.date.issued2013-06-28
dc.identifier.citationFABRES, Ana Cristina Porto. Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120
dc.description.abstractRÉSUMÉ: Cette étude avait comme proposition comprendre l'activité exercée par la catégorie de ligne aérienne pilote, ainsi que les habilité, connaissances, attitudes, qualification et formation nécessaire à l'exercice de cette profession. Interrogé si cette série d'exigences change dans la mesure où il y a des changements technologiques dans les avions et les changements organisationnels et cherchait à les identifier à travers le modèle de compétences. L'avion est considérée dans cette étude, un système expert, tant pour leur excellence technique, l'utilisation de technologies de pointe et l'expertise technique nécessaire pour leur fonctionnement. La restructuration de l'Aviation civile brésilienne à la suite de la restructuration de l'économie mondiale selon le modèle d'accumulation flexible explique les changements survenus dans l'activité de ces professionnels qui les conduit à mobiliser des attitudes managériales. Le pilote a été identifié comme un expert dans un système expert. Pour Giddens de réflexivité, comme caractéristique de la haute modernité, assumer les changements et c'est avec cet argument qui vérifie l'existence d'un modèle de compétence dans la profession de pilote d'avions. Il a été constaté que le modèle de compétences explique en partie l'activité pilote en vertu de l'organisation du travail structuré hiérarchiquement et doivent suivre les normes opérationnelles définies par l'industrie du transport aérien, la compagnie aérienne normes opérationnelles et la réglementation du secteur aérien. Il a été constaté que ces professionnels ont besoin de formation continue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPiloto de linha aéreapt_BR
dc.subjectMudança tecnológicapt_BR
dc.subjectSistema peritopt_BR
dc.subjectModelo de competênciapt_BR
dc.subjectDe ligne aérienne pilotept_BR
dc.subjectChangement technologiquept_BR
dc.subjectSystème expertpt_BR
dc.subjectModèle de compétencept_BR
dc.titleAbrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.pt_BR
dc.title.alternativeOpening the black box of skills: case of airline pilots in Brazilian air transport at the turn of the 21st century.pt_BR
dc.title.alternativeOuvrir la boîte noire des compétences: cas des pilotes de ligne dans le transport aérien brésilien au tournant du 21e siècle.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4441679632915139pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9769937833285092pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como proposta compreender a atividade desempenhada pela categoria piloto de linha aérea, bem como as habilidades, conhecimentos, atitudes, qualificação e capacitação requeridas para o exercício dessa profissão. Questionou-se se esse conjunto de requisitos muda na medida em que há mudanças tecnológicas nas aeronaves e mudanças organizacionais e buscou-se identificá-los através do modelo de competência. A aeronave é considerada, neste estudo, um sistema perito tanto por sua excelência técnica, no sentido do uso de tecnologias de ponta, quanto pela especialização técnica necessária para a sua operacionalização. A reestruturação da Aviação Civil Brasileira, na esteira da reorganização econômica mundial sob o modelo de acumulação flexível, explica as mudanças que ocorreram na atividade desses profissionais levando-os a mobilizarem atitudes gerenciais. Identificou-se o piloto como perito atuando num sistema perito. Para Giddens a reflexividade, como característica da alta modernidade, pressupõem mudanças e é com esse argumento que se verifica a existência de um modelo de competência na profissão piloto de linha aérea. Verificou-se que o modelo de competência explica em parte a atividade do piloto em virtude da organização do trabalho estar estruturada de forma hierárquica e ter que seguir padrões operacionais definidos pela indústria aeronáutica, padrões operacionais da empresa aérea e regulamentação do setor aéreo. Verificou-se, também, que esses profissionais necessitam de formação continuada.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Niz, Pedro Alcides Robertt


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem