dc.creator | Tavares, Larissa Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2020-05-04T19:41:38Z | |
dc.date.available | 2020-04-30 | |
dc.date.available | 2020-05-04T19:41:38Z | |
dc.date.issued | 2014-05-13 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, Larissa Ferreira. Condenados a vencer: a atuação do SEBRAE na produção discursiva do indivíduo empreendedor de si mesmo. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5155 | |
dc.description.abstract | Derived from the productive restructuring and social and economic reforms neoliberal
inspiration, the dismantling of the State Social Welfare promoted changes in the
relations between state, society and organizations making currently the State and
companies do not ensure sound integration for workers. Considering the conditions
of insecurity and instability of this scenario, it is perceived today, the existence of a
discourse that calls the individual to take responsibility for their condition of
employment, that is, a discourse that spreads the idea of the entrepreneur himself as
a individual able to overcome the uncertainties and insecurities of social life in the
context of flexible capitalism. Thus, there is a stimulus for the emergence of the State
of organizations responsible for ensuring necessary instruction for the individual win
by himself. It is in this scenario that SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas) and its shares are worth mentioning. Aiming to analyze the role of
SEBRAE dissemination and reproduction of entrepreneurship in Brazil, this study
predominantly qualitative and descriptive and interpretative, using the technique of
case study based SEBRAE as unit of analysis. Data collection occurred secondarily
through SEBRAE site, and primary, the direct observation of distance learning
courses SEBRAE profile "I undertake" (booklets and statements of forum for
presentation of courses). After the analysis, some recurring issues in this material
were exposed from two categories: "Entrepreneurship as a global social movement"
and "SEBRAE dream seller." Reflecting on such statements is possible to see that
the media, the business literature, along with SEBRAE, indicate that encourage,
support and educate for entrepreneurship should be top priorities of a government.
Public policies are being created each time more often and are aimed at leveraging
the idea of entrepreneurship and in an attempt to legitimize this scenario
development. It is still possible to think that currently the state spreads through his
speech by SEBRAE voice and despite the speeches, entrepreneurship is not a
possible adventure for everyone. In this attempt a new individual market, which is
unsafe and that to survive is called to turn around on their own, do not look back and
seek ever more arises. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Empreendedor de si | pt_BR |
dc.subject | SEBRAE | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurship | pt_BR |
dc.subject | Self-entrepreneur | pt_BR |
dc.title | Condenados a vencer: a atuação do SEBRAE na produção discursiva do indivíduo empreendedor de si mesmo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Condemned to win: the role of SEBRAE on discursive production of the individual entrepreneur himself. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1305335079185624 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3439248200454585 | pt_BR |
dc.description.resumo | Derivadas da reestruturação produtiva e das reformas sociais e econômicas de
inspiração neoliberal, o desmantelamento do Estado de Bem-Estar Social promoveu
transformações nas relações entre Estado, sociedade e organizações fazendo com
que, atualmente, o Estado e as empresas não garantam integração sólida para os
trabalhadores. Considerando as condições de insegurança e instabilidade desse
cenário, percebe-se hoje, a existência de um discurso que convoca o indivíduo a
responsabilizar-se pela sua condição de empregabilidade, isto é, um discurso que
dissemina a ideia do empreendedor de si mesmo como um indivíduo capaz de
vencer as incertezas e inseguranças da vida social no contexto do capitalismo
flexível. Desse modo, nota-se um estímulo do Estado para a emergência de
organizações responsáveis por garantir instrução necessária para o indivíduo vencer
por si mesmo. É nesse cenário que o SEBRAE (Serviço de apoio às Micro e
Pequenas Empresas) e suas ações merecem destaque. Objetivando analisar o
papel do SEBRAE na disseminação e reprodução do empreendedorismo no Brasil,
esse estudo, predominantemente qualitativo e descritivo-interpretativo, utilizou a
técnica de estudo de caso tendo o SEBRAE como unidade de análise. A coleta de
dados se deu de forma secundária através do site do SEBRAE, e primária, a partir
da observação direta dos cursos de ensino à distância do SEBRAE no perfil “Quero
empreender” (cartilhas e depoimentos do fórum de apresentação dos cursos). Após
a análise, algumas questões recorrentes nesse material foram expostas a partir de
duas categorias: “Empreendedorismo como movimento social mundial” e “SEBRAE
vendedor de sonhos”. Refletindo sobre tais afirmações é possível perceber que a
mídia, a literatura de negócios, juntamente com o SEBRAE, apontam que estimular,
apoiar e educar para o empreendedorismo deve estar no topo das prioridades de um
governo. Políticas públicas vêm sendo criadas cada vez com mais frequência e
estão direcionadas a alavancar a ideia do empreendedorismo e legitimar esse
cenário na tentativa de desenvolvimento. É possível pensar ainda que atualmente o
Estado dissemina seu discurso pela voz do SEBRAE e apesar dos discursos, o
empreendedorismo não é uma aventura possível para todos. Nessa tentativa surge
um indivíduo „novo‟ no mercado, que é inseguro e que para sobreviver é convocado
a “virar-se” por conta própria, não olhar para trás e buscar sempre mais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Attila Magno e Silva | |