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dc.creatorAbuchaim, Maria Rheingantz
dc.date.accessioned2020-05-05T02:40:01Z
dc.date.available2020-05-04
dc.date.available2020-05-05T02:40:01Z
dc.date.issued2012-07-04
dc.identifier.citationABUCHAIM, Maria Rheingantz. Plano diretor e sustentabilidade urbana: o III plano diretor de Pelotas, Lei 5502/2008 - Tomo I. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5166
dc.description.abstractThis work aimed to identify the sustainable principles of the 3rd Master Plan of Pelotas (III Plano Diretor de Pelotas) and how they were translated into the plan’s law. In order to do that, documental research of the urban planning, law 5502/2008, was carried out. Documents produced during the preparation of the plan by the technical team as well as articles, books, thesis, maps, plans and laws were analyzed. Contents from interviews with professionals who participated in the preparation of the 3rd Master Plan were also used. A concept of sustainable city was adopted, which was used for the construction of criteria for sustainability analysis. Based on these criteria, the analysis of the 3rd Master Plan was performed. It was observed that the plan was constructed taking into account criteria of urban sustainability. However, despite presenting sustainable guidelines in the exposing part of the law, it presents shortcomings in the disposition part, the one that produces practical effects. As the planning proposal contained in the urban plan is of a permanent effort of complementing and detailing, it is expected that these shortcomings will be dealt with so that the ideas proposed can be fully applied, contributing to the stimulation and strengthening of the characteristics of partnership, flexibility, diversity and interdependence which increase the cyclic processes in the city making it more sustainable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectSustentabilidade urbanapt_BR
dc.subjectPlano diretorpt_BR
dc.subjectMorfologia urbanapt_BR
dc.subjectFluxos linearespt_BR
dc.subjectFluxos cíclicospt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectMaster planpt_BR
dc.subjectUrban sustainabilitypt_BR
dc.subjectUrban planningpt_BR
dc.subjectUrban morphologypt_BR
dc.subjectLinear flowspt_BR
dc.subjectCyclic flowspt_BR
dc.titlePlano diretor e sustentabilidade urbana: o III plano diretor de Pelotas, Lei 5502/2008 - Tomo I.pt_BR
dc.title.alternativeMaster plant and urban sustantability: the 3rd Master Plan of Pelotas, Law 5502/2008 - Tomo I.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8032708954052995pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8873737298027016pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta dissertação foi a identificação e a tradução dos princípios de sustentabilidade na lei do III Plano Diretor de Pelotas. Esse objetivo foi atingido utilizando a pesquisa documental de documentos produzidos pela equipe de elaboração do plano diretor, do próprio plano diretor, lei 5502/2008, bem como de artigos, livros, dissertações, mapas, plantas e leis, além do conteúdo obtido através de entrevistas com alguns dos profissionais que ajudaram na construção do plano. Com embasamento em referenciais teóricos, propusemos um conceito de cidade sustentável para utilizar ao longo do trabalho. Esse conceito preconiza o incremento das características de parceria, flexibilidade, diversidade e interdependência, juntamente com o incremento dos processos cíclicos na cidade. A partir desse conceito, propusemos dezesseis critérios de análise para o III Plano Diretor, que incluíram questões de infraestrutura, morfologia, patrimônio e participação. Da análise feita com esses critérios, observamos que o III Plano Diretor de Pelotas apresenta diretrizes e objetivos sustentáveis. Porém, como eles não estão suficientemente regulamentados, aparecem falhas na aplicação prática, ou seja, a parte expositiva da lei traz uma série de princípios que não têm como produzirem efeitos práticos por não terem uma correspondência sólida na parte dispositiva da mesma lei.Essa dicotomia somente deixará de existir se houver um comprometimento político e técnico em trabalhar de forma constante na complementação da lei 5502/2008, o que não houve desde a data em que a lei está em vigor. Assim, o III Plano Diretor de Pelotas poderá efetivamente contribuir com a sustentabilidade urbana, se o processo de detalhamento e complementação do mesmo tiver continuidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Rosa Maria Garcia Rolim de


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