Show simple item record

dc.creatorMargarites, Ana Paula Freitas
dc.date.accessioned2020-05-05T02:43:50Z
dc.date.available2020-05-04
dc.date.available2020-05-05T02:43:50Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationMARGARITES, Ana Paula Freitas. Subjetividade e redes sociais na internet: as relações entre estudantes e professores no contemporâneo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5172
dc.description.abstractThe following dissertation is composed after an investigation which aimed to follow the interaction, through social network sites, between a professor and her students at digital and graphic design graduation courses. This study discusses the production of subjectivity engendered by their interactions through blogs, facebook profiles and twitter accounts. While watching such interactions, I wonder: who are those professors and students forming and transforming themselves while interacting in social network sites? The method for this investigation is based on cartography, not a researching method composed by a series of tight stages and procedures, but a researching way that questions current cientific models, making possible to find a different way for approaching the “findings” in this study. This choice was made after I realized how cartography is open to new approaches to the research field and to all kinds of movements, deviations and diversity. In this dissertation, it is considered that subjectivity is produced by all human subjects and collectives, as well as technologies, institutions and discourses. Such subjectivities are never given or finished; they are always a process. Social network sites take a substantial role in the relation between professors and students, since this new possibility confronts us to different ways of being, produced apart from “classic” apparatus – school, work, company, family, etc. In situations observed during this research, I noticed that, when using social network sites, professors and students change the way they see time and space, the way they share information, and also the very notion of what it is to be a professor or a student. Time and space are enlarged, making possible a growth of social life between students and professors. I also could notice how blogs are used to “continue a conversation”, sharing references that may be related to what was discussed in the classroom, but also to other matters and interests. This way, people and technology tend to compose a hybrid network: a space where different knowledge, believes, desires and attitudes may associate freely. This space is not only an extension of the classroom, but a different possibility for learning and sharing, letting new ways of being professor and student to come.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectRedes sociais na internetpt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectProdução de subjetividade socialpt_BR
dc.subjectNetwork websitespt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectProduction of subjectivitypt_BR
dc.titleSubjetividade e redes sociais na internet : as relações entre estudantes e professores no contemporâneopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5644601381191177pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1436864977165746pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação se compõe a partir de uma investigação que buscava acompanhar as interações, nas Redes Sociais da Internet, entre uma professora e seus alunos dos cursos de Bacharelado em Design Gráfico e Digital. O estudo problematiza os processos de produção de subjetividade engendrados nas interações que ocorriam nos Blogs das disciplinas, nos perfis no Facebook e no Twitter. Ao observar-se tais interações, coloca-se a seguinte questão: que sujeitos são estes, alunos e professores, que se formam e se transformam nas interações através das redes sociais da internet? A metodologia deste estudo referencia-se na cartografia, caracterizada não como método de pesquisa com etapas estanques e procedimentos a serem seguidos, mas como um modo de olhar que problematiza os ideais de cientificidade, possibilitando outro modo de abordar os “achados” do estudo. Tal escolha foi feita ao perceber-se que a cartografia permite aproximações diferenciadas do campo e por estar aberta aos movimentos, aos desvios, à diversidade. Considera-se que todos os sujeitos e coletivos humanos, bem como tecnologias, instituições e discursos produzem subjetividades, que nunca são dadas ou “acabadas”, mas sempre um processo. Destaca-se a importância que as redes sociais na internet vem tomando no contexto das relações entre estudantes e professores, já que além dos dispositivos “clássicos” de produção de subjetividade – escola, trabalho, empresa, família etc. – nos confrontamos hoje com outros modos de ser que passam a ser visibilizados em tal contexto. Nas situações observadas na pesquisa, percebe-se que a utilização de tais redes pelos estudantes e professores investigados tem transformado a maneira como estes se relacionam com o tempo e com o espaço, bem como a maneira como compartilham informações, e também a própria noção do que é ser estudante e professor. Ocorre uma reconfiguração das limitações geográficas e temporais, causando então um alargamento do espaço e do tempo de convívio possibilitado pela universidade. Observou-se também que estudantes e professores tendem a utilizar os blogs e outras redes para uma “continuação de conversa”, compartilhando referências que podem tanto se relacionar com questões discutidas em aula quanto com outras disciplinas do curso e interesses do grupo. Sendo assim, ferramentas e pessoas passam a constituir uma rede híbrida: um espaço onde diferentes tipo de conhecimentos, crenças, desejos e atitudes podem associar-se de maneira livre. Entende-se, então, que o espaço viabilizado por estas redes opera não só como extensão da sala de aula, mas possibilita outras aprendizagens e compartilhamentos, deixando aparecerem outros modos de ser estudante e professor.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMARGARITES, Ana Paula Freitas. Subjetividade e redes sociais na internet: as relações entre estudantes e professores no contemporâneo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.contributor.advisor1Sperotto, Rosária Ilgenfritz


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record