Minhas experienciações no espaço tempo da sala de aula: é possível integrar os saberes? Em que condições?
Resumo
Neste estudo, realizado a partir de experiências pedagógicas, intenciono
problematizar a educação reflexiva como agente de transformação da prática diária,
a partir da constatação, na educação superior, da dificuldade de engendrar novas
formas de relações, de modo especial no que tange à prática das atividades no
espaço tempo da sala de aula. A pesquisa foi elaborada em dois momentos: o
primeiro, em relação às minhas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação na
Faculdade de Educação e, o segundo, em uma turma composta por 40 estudantes
matriculados na Atividade de Integração Curricular, do primeiro ano do curso de
bacharelado em Sistemas de Informação, durante o ano de 2010. A proposta de
estudo, embasada na incerteza do caminho a ser trilhado, busca evidências do
engajamento dos estudantes frente à relação educacional. Oportunizei momentos de
reflexão acerca da dinâmica educacional, no intuito de problematizar as atividades
em sala de aula. Dentro da perspectiva qualitativa, como procedimento de campo,
utilizei a metodologia de pesquisa–ação. Nesta procurei mapear estratégias de ação
planejada as quais são implementadas e, a seguir, sistematicamente submetidas à
observação, problematização e transformação. Conjuntamente, optei por utilizar o
método cartográfico, o qual se apresentou como um caminho para promover o
acesso àquilo que estimula o pensar, possibilitando o acompanhamento ao que foge
a uma representação sistêmica. Em meio a esse processo de significativas reflexões
e construções solicitei aos estudantes responderem um questionário e elaborarem
relatos. Ao relacionar os dados, emergiram aspectos produzindo voz a
pensamentos, dúvidas, medos e expectativas dos estudantes. Compreendi o quão
necessário é aprender a aprender, de modo especial, em tempos de incertezas.
Mesmo verificando que o sistema educacional, em grande parte, é baseado em
princípios de racionalidade instrumental associados às experiências dos estudantes
em atividades de ensino conservador e tradicional, percebo que estes apresentam
um apelo à introdução de outra ordem, principalmente, no que tange às relações
dialógicas e coletivas.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: