dc.creator | Moraes, Estefânia Silveira | |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T02:51:15Z | |
dc.date.available | 2020-05-04 | |
dc.date.available | 2020-05-05T02:51:15Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | MORAES, Estefânia Silveira. Percepção de egressos do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) sobre as possíveis contribuições dos Estágios Supervisionados Comunitários para sua prática profissional. 2011. 59f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, RS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5180 | |
dc.description.abstract | This work was carried out in order to know the influence of approach Community Physiotherapy Supervised professional practice of graduates of the four first groups formed in the course of Physiotherapy UCPel. Based on qualitative methodology was carried out to collect data using the application of a semi-structured interview subjects. The sample consisted of 04 (four) alumni, formed in the first four classes of the course, which are working in the area of Public Health. During data analysis questions have emerged about the possible contributions of the ESC to the professional practice of those former students as an example: the influence of the stages in the Community interest in the area of Public Health, completion of Supervised Community during graduation practice of the subject Public Health Service and possible contributions of the ESC to the practice of these graduates. By analyzing the data obtained from the interviews conclude that the Supervised Community Physiotherapy course UCPel is seen as the determining factor for the interest in the area of Public Health of the four subjects, whereas internships during their undergraduate community has awakened in them a concern with health promotion, and how to care for patients, but without the assertion that there were changes arising exclusively from the Community stage, because it portrayed in their speeches, but I noticed changes in the concept of health, the importance of ethical, moral, humanitarian and especially awareness of the physical therapy profession. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Supervised internship | pt_BR |
dc.subject | Health education | pt_BR |
dc.subject | Graduates | pt_BR |
dc.subject | Physiotherapy | pt_BR |
dc.title | Percepção de egressos do curso de fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que atuam na área da saúde pública sobre as possíveis contribuições dos estágios supervisionados comunitários para a sua prática profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | Perception of graduate of the physiotherapy course, Catholic University of Pelotas (UCPEL) acting in the field of public health on the stages of possible contributions to your community supervised professional practice | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6060668019410674 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0468641258337595 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a influência da abordagem dos Estágios Supervisionados Comunitários (ESC) na prática profissional de egressos das quatro primeiras turmas formadas no Curso de Fisioterapia da UCPel. Baseando-se em metodologia qualitativa, realizou-se a coleta de dados utilizando-se da aplicação de uma entrevista semi-estruturada aos sujeitos. A amostra constitui-se de 04 (quatro) egressos, formados nas primeiras quatro turmas do curso, que estão atuando na área de Saúde Pública. Durante a análise dos dados emergiram várias questões acerca das possíveis contribuições dos ESC para a prática profissional desses ex-estudantes, como por exemplo: influência dos estágios comunitários no interesse pela área de Saúde Pública, realização do Estágio Supervisionado Comunitário durante a graduação, prática dos sujeitos no Serviço Público de Saúde e possíveis contribuições dos ESC para a prática desses egressos. Pela análise dos dados obtidos com as entrevistas concluísse que o Estágio Supervisionado Comunitário do curso de Fisioterapia da UCPel é visto como fator determinante para o interesse na área de Saúde Pública desses quatro sujeitos, visto que os estágios comunitários durante a graduação despertaram neles a preocupação com a promoção de saúde, e a forma de acolhimento aos pacientes, mas sem a afirmativa de que houve mudanças decorrentes exclusivamente dos estágios comunitários, pois não retrataram isso em suas falas, mas percebi mudanças na concepção de saúde, na valorização das questões éticas, morais, humanitárias e principalmente na consciência sobre a profissão fisioterapia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | MORAES, Estefânia Silveira. Percepção de egressos do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) sobre as possíveis contribuições dos Estágios Supervisionados Comunitários para sua prática profissional. 2011. 59f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, RS. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves | |