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dc.creatorMoraes, Estefânia Silveira
dc.date.accessioned2020-05-05T02:51:15Z
dc.date.available2020-05-04
dc.date.available2020-05-05T02:51:15Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationMORAES, Estefânia Silveira. Percepção de egressos do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) sobre as possíveis contribuições dos Estágios Supervisionados Comunitários para sua prática profissional. 2011. 59f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5180
dc.description.abstractThis work was carried out in order to know the influence of approach Community Physiotherapy Supervised professional practice of graduates of the four first groups formed in the course of Physiotherapy UCPel. Based on qualitative methodology was carried out to collect data using the application of a semi-structured interview subjects. The sample consisted of 04 (four) alumni, formed in the first four classes of the course, which are working in the area of Public Health. During data analysis questions have emerged about the possible contributions of the ESC to the professional practice of those former students as an example: the influence of the stages in the Community interest in the area of Public Health, completion of Supervised Community during graduation practice of the subject Public Health Service and possible contributions of the ESC to the practice of these graduates. By analyzing the data obtained from the interviews conclude that the Supervised Community Physiotherapy course UCPel is seen as the determining factor for the interest in the area of Public Health of the four subjects, whereas internships during their undergraduate community has awakened in them a concern with health promotion, and how to care for patients, but without the assertion that there were changes arising exclusively from the Community stage, because it portrayed in their speeches, but I noticed changes in the concept of health, the importance of ethical, moral, humanitarian and especially awareness of the physical therapy profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectGraduatespt_BR
dc.subjectPhysiotherapypt_BR
dc.titlePercepção de egressos do curso de fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que atuam na área da saúde pública sobre as possíveis contribuições dos estágios supervisionados comunitários para a sua prática profissionalpt_BR
dc.title.alternativePerception of graduate of the physiotherapy course, Catholic University of Pelotas (UCPEL) acting in the field of public health on the stages of possible contributions to your community supervised professional practicept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6060668019410674pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0468641258337595pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a influência da abordagem dos Estágios Supervisionados Comunitários (ESC) na prática profissional de egressos das quatro primeiras turmas formadas no Curso de Fisioterapia da UCPel. Baseando-se em metodologia qualitativa, realizou-se a coleta de dados utilizando-se da aplicação de uma entrevista semi-estruturada aos sujeitos. A amostra constitui-se de 04 (quatro) egressos, formados nas primeiras quatro turmas do curso, que estão atuando na área de Saúde Pública. Durante a análise dos dados emergiram várias questões acerca das possíveis contribuições dos ESC para a prática profissional desses ex-estudantes, como por exemplo: influência dos estágios comunitários no interesse pela área de Saúde Pública, realização do Estágio Supervisionado Comunitário durante a graduação, prática dos sujeitos no Serviço Público de Saúde e possíveis contribuições dos ESC para a prática desses egressos. Pela análise dos dados obtidos com as entrevistas concluísse que o Estágio Supervisionado Comunitário do curso de Fisioterapia da UCPel é visto como fator determinante para o interesse na área de Saúde Pública desses quatro sujeitos, visto que os estágios comunitários durante a graduação despertaram neles a preocupação com a promoção de saúde, e a forma de acolhimento aos pacientes, mas sem a afirmativa de que houve mudanças decorrentes exclusivamente dos estágios comunitários, pois não retrataram isso em suas falas, mas percebi mudanças na concepção de saúde, na valorização das questões éticas, morais, humanitárias e principalmente na consciência sobre a profissão fisioterapia.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMORAES, Estefânia Silveira. Percepção de egressos do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) sobre as possíveis contribuições dos Estágios Supervisionados Comunitários para sua prática profissional. 2011. 59f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, RS.pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves


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