Práticas didáticas para o desenvolvimento da visualização espacial: revisão e contextualização de experiências a partir dos eventos Graphica de 1996, 2011, 2013 e 2015.
Resumen
A motivação deste estudo decorre da experiência didática da autora com
disciplinas de representação gráfica no ensino técnico e superior. A constatação
de dificuldades dos estudantes com relação à expressão e interpretação gráfica
de objetos (visualização espacial) contribuiu para o questionamento sobre “o quê”
e “como” fazer para auxiliá-los a vencer tais dificuldades. O presente estudo
desenrola-se a partir de uma pesquisa bibliográfica de revisão de práticas
didáticas de outros autores que apoiam o desenvolvimento da visualização
espacial. Desenvolvido em duas partes, o estudo compreendeu em um primeiro
momento, uma pesquisa exploratória direcionada para os anais dos eventos
Graphica de 1996, 2011, 2013 e 2015. Teve como método de estudo destas
comunicações a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Como
resultado desta primeira parte, identificou-se um conjunto de categorias que se
referem à ‘tipos’ de práticas didáticas que os docentes vêm empregando para
apoiar o desenvolvimento da visualização espacial. Na segunda parte, o conjunto
de categorias identificadas foi utilizado como instrumento para análise das
experiências prévias da autora visando ampliar o significado deste estudo para a
sua prática docente. Entende-se que as reflexões derivadas constituem um aporte
à prática didática de configuração de momentos e materiais educativos dedicados
ao desenvolvimento da visualização espacial a partir do raciocínio geométrico
projetivo. As categorias identificadas indicam o repertório que deve conhecer os
professores que atuam na área de representação gráfica, e também, que estes
vêm diversificando suas práticas na tentativa de melhor apoiar o desenvolvimento
da habilidade de visualização espacial. O estudo também aponta que os docentes
seguem investindo em novas experimentações, revelando que não existe um
modelo didático consolidado que promova esse desenvolvimento.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: