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dc.creatorLopes, Cristiane de Ávila
dc.date.accessioned2020-05-09T02:22:10Z
dc.date.available2020-05-07
dc.date.available2020-05-09T02:22:10Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationLOPES, Cristiane de Ávila. Qualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização: os efeitos das experiências na educação infantil.2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5234
dc.description.abstractThis study describes, analyzes and compares the quality of oral and written narratives produced by two groups of first and second graders. Tolchinsky’s four discursive categories (1995) were applied to the analysis: i) the relation among the events and what is said ii) the presence and the absence of the narrator; iii) the actions of the characters and their motivation; and iv) the events and their interpretation, as well as the size and variety of vocabulary. The first group (G1) comprised children that had undergone the Montessori Pedagogy in Pre-school and had experienced activities which aimed at oral and written language. The second group (G2) consisted of children who had neither had contact with such methodology nor taken part in activities which aimed at language practice. Data on oral and written narratives were collected in workshops in which oral and written narratives were produced whereas data on vocabulary were collected by a test that was exclusively designed for the research. Firstly, based on Tolchinsky’s discursive characteristics, the description and the analysis of the data on narratives were carried out (first category of analysis). Afterwards, the data on vocabulary (second category of analysis) were analyzed. Results of both groups were then statistically compared. Besides, results of the categories of analysis were discussed and correlated. Results showed that the group that had undergone the Montessori methodology in Pre-school had better results in the categories under analysis. A positive correlation was also established between the children’s performance in the discursive categories and the one in the vocabulary tests, both in terms of size and variety. When the results of oral narratives were compared with written ones, the former had higher quality, in both groups, G1 and G2. Furthermore, this study showed that the quality of the narratives is prone to be improved and intensified as children get older and advance in their schooling processes. Finally, the fact that the group whose teaching model is the Montessori one performed better may be related to the kind of tasks the children had to carry out, mainly the ones which aimed at working on oral and written language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAquisição da escritapt_BR
dc.subjectQualidade da narrativapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMetodologia montessorianapt_BR
dc.subjectWriting acquisitionpt_BR
dc.subjectQuality of narrativept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectMontessori methodologypt_BR
dc.titleQualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização : o efeito das experiências na educação infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3126841382112091pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Donicht, Gabriele
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926016516397508pt_BR
dc.description.resumoEste estudo descreve, analisa e compara a qualidade das narrativas orais e escritas de dois grupos de crianças do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental tomando como critério para análise as quatro categorias discursivas propostas por Tolchinsky (1995), a saber: i) a relação entre o dizer e o dito; ii) a presença e ausência do narrador; iii) as ações das personagens e suas motivações e iv) os acontecimentos e sua interpretação; bem como a extensão e a variedade de vocabulário. O primeiro grupo (G1) é formado por crianças que tiveram contato, na Educação Infantil, com a Pedagogia Montessoriana, e que experienciaram atividades voltadas à linguagem oral e à escrita; e o segundo (G2), por crianças que não vivenciaram tal metodologia e que, de modo geral, não foram expostas a atividades voltadas à prática da linguagem. Os dados de narrativas orais e escritas foram coletados a partir da aplicação de oficinas de produção de narrativas orais e escritas e os dados de vocabulário foram coletados por meio de teste elaborado especificamente para a pesquisa. Primeiramente foi realizada a descrição e análise dos dados de narrativa, (primeira categoria de análise) com base nas características discursivas de Tolchinsky (op. cit) e subsequentemente foram analisados os dados de vocabulário (segunda categoria de análise), cujos resultados dos dois grupos foram comparados estatisticamente. Os resultados obtidos nas duas categorias de análise foram discutidos e correlacionados. Os resultados mostraram que o grupo que vivenciou a metodologia montessoriana na Educação Infantil apresentou melhores resultados em se considerando as categorias analisadas. Foi possível também estabelecer uma correlação positiva entre o desempenho nas categorias discursivas e aquele observado nos testes de vocabulário, tanto no que diz respeito à extensão quanto à variedade. Comparando os resultados de narrativas orais com os resultados de narrativas escritas, observamos que, no que se refere à qualidade da narrativa, as produções de textos orais, tanto no G1 quanto no G2, apresentam mais qualidade. Além disso, nosso estudo revelou que há uma tendência de as qualidades da narrativa serem aprimoradas e intensificadas com o passar da idade e do processo de escolarização das crianças. Os resultados desta investigação apontam para um desempenho melhor no grupo onde o modelo de ensino é o montessoriano, o que pode estar relacionado ao tipo de atividades oferecidas em sala de aula para um e outro grupo, especialmente aquelas voltadas para o trabalho com a linguagem oral e escrita.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesLOPES, Cristiane de Ávila. Qualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização: os efeitos das experiências na educação infantil.2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.pt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Ana Ruth Moresco


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