dc.creator | Cardozo, Luciana Pereira | |
dc.date.accessioned | 2020-05-09T02:22:57Z | |
dc.date.available | 2020-05-07 | |
dc.date.available | 2020-05-09T02:22:57Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235 | |
dc.description.abstract | The supervised curricular stage (ECS) is an obligatory component of teacher training courses that has as a main objective the approximation of a student with their future field of activity, at this stage, the student will be given to teaching, counting with the aid of the advisor of the university and in some cases, also with the teacher of the Basic School. At the moment of degree courses are emerging doubts and uncertainties about the profession. This way, this study aimed to understand issues about the internships supervised by a training course for teachers. The central issue of this research seeks to understand what the perception of ex-students of the course of the degree in Physical Education (EF), the Foundation Federal University of Rio Grande, about the internships supervised. The methodological path chosen was a qualitative approach and the semi-structured interview was the instrument chosen to collect the data. Collaborated with this research six graduates of the class 2 °/2010 of this course. Through the analysis and interpretation of data is possible to highlight some of the results, among them was possible to notice that the ECS greatly contributed to the formation of alumni; with the development of the courses students have noted that their perceptions on stage, on the way and what is it to be a teacher of EF were changing; students also underlined the great contribution of curriculum organization that provides the achievement of ECS in Different levels of education and also in environments not formal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em educação física | pt_BR |
dc.subject | Supervised Curricular Training | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Degree in Physical Education | pt_BR |
dc.title | Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2510001235610428 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0468641258337595 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estágio curricular supervisionado (ECS) é um componente obrigatório dos cursos de formação de professores que tem como objetivo central a aproximação do aluno com o seu futuro campo de atuação, nesta etapa, o aluno vai exercer a docência, contando com o auxílio do professor orientador da universidade e em alguns casos, também com o professor da Educação Básica. Neste momento dos cursos de licenciatura começam a surgir dúvidas e incertezas em relação à profissão. Dessa maneira, este trabalho buscou compreender questões acerca dos estágios curriculares supervisionados em um curso de formação de professores. A questão central desta pesquisa busca entender qual a percepção dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sobre os estágios curriculares supervisionados. O caminho metodológico escolhido foi uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi o instrumento escolhido para coletar os dados. Colaboraram com esta pesquisa seis egressos da turma 2°/2010 deste curso. Através da análise e interpretação dos dados é possível destacar alguns resultados, dentre eles foi possível perceber que os ECS contribuíram muito para a formação dos egressos; com o desenvolvimento dos estágios os egressos notaram que suas percepções sobre estágio, sobre o curso e sobre o que é ser professor de EF foram se modificando; os egressos destacaram também a grande contribuição da organização curricular que proporciona a realização dos ECS em diversos níveis de ensino e também em ambientes não formais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves | |