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dc.creatorMainardi, Márcia Helena Pilon
dc.date.accessioned2020-05-09T02:23:45Z
dc.date.available2020-05-07
dc.date.available2020-05-09T02:23:45Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationMAINARDI, Márcia Helena Pilon. Paulo Freire e o PDE do Governo Lula: bem mais que simples coincidências. 2011. 152f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5236
dc.description.abstractMAINARDI, Márcia Helena Pilon. Paulo Freire e o PDE do Governo Lula: bem mais que simples coincidências. 2011. 152f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Abstract This paper presents a survey from several documents dealing with educational policy developed by the Ministry of Education (MEC) during the Lula government. The focus of research is the analysis of the "Education Development Plan" (EDP), more especially of two major programs that comprise the axis of Basic Education: the Index of Basic Education Development (IDEB) and PDE-School. I seek, this research is to identify which are the theoretical principles, methodological, political and pedagogical underpinning the educational policy of the Government. More specifically, try to find elements that link with the government policy and political thinking educator Paulo Freire's educational. To this end, I used documentary analysis, the literature search and interviews. About the theme, the MEC examined publications and authors who have written on the subject, scholarly articles, statements and texts published by various people connected to education in Brazil, and conducted interviews, using a structured questionnaire and open with the Ministry of Education representatives and professionals Basic Education schools in the city of Bage / RS. In this analysis, it was in possession of a "guidance document" consisting of a list of topics related to Freirean conceptions of "autonomy" and "democracy" and "ethics" whose conceptual foundations are the main theoretical works of Paulo Freire. The choice of primary focus for these three categories is due to the fact that, in reasoning in the chapter entitled "Autonomy, democracy and ethics: the synthesis of Paulo Freire," these are the main brands that embody the revolutionary political thought teaching of Paul Freire. At the conclusion of the study point out and justify my understanding that identify with the education policies of the Lula government in the EDP the influence of political and educational thought of Paulo Freire. I believe that these reflections from this study can serve all those who believe in education and school as important tools in the struggle for human emancipation and are seeking, referencing in revolutionary educators such as Paulo Freire, identify ways to make it to become effective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGoverno Lulapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectLula governmentpt_BR
dc.subjectEducational policy,pt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titlePaulo Freire e o PDE do Governo Lula : bem mais que simples coincidênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9492219921648233pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada a partir de diversos documentos que tratam da política educacional desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) durante o Governo LULA. O foco da investigação é a análise do “Plano de Desenvolvimento da Educação” (PDE), mais especialmente de dois dos principais programas que compõem o eixo da Educação Básica: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o PDE-Escola. Busco, nesta pesquisa, identificar quais são os princípios teóricos, metodológicos, políticos e pedagógicos que fundamentam a política educacional desse Governo. Mais especificamente, procuro encontrar elementos de ligação dessa política governamental com o pensamento político e pedagógico do educador Paulo Freire. Para tanto, lancei mão da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de entrevistas. Acerca do tema, examinei publicações do MEC e de autores que escreveram sobre o assunto, artigos acadêmicos, declarações e textos publicados por diferentes pessoas ligadas à educação brasileira, bem como realizei entrevistas, aplicando um questionário estruturado e aberto com representantes do MEC e com profissionais de escolas de Educação Básica do município de Bagé/RS. Nessa análise, tive em mãos um “documento-guia”, composto de uma lista de temas ligados às concepções freireanas de “autonomia”, “democracia” e “ética”, cujo alicerce conceitual são as principais obras teóricas de Paulo Freire. A opção de enfoque prioritário a essas três categorias se deve ao fato de que, em fundamentação no capítulo intitulado “Autonomia, democracia e ética: a síntese de Paulo Freire”, são essas as principais marcas que consubstanciam o revolucionário pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Na conclusão do estudo, aponto e justifico meu entendimento de que se reconhecem nas políticas de educação do PDE do Governo Lula a influência do pensamento político e pedagógico de Paulo Freire. Acredito que as reflexões propostas a partir deste estudo possam servir a todos os que acreditam na educação e na escola como importantes instrumentos na luta pela emancipação humana e que buscam, referenciando-se em educadores revolucionários como Paulo Freire, identificar caminhos para que isso se efetive.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMAINARDI, Márcia Helena Pilon. Paulo Freire e o PDE do Governo Lula: bem mais que simples coincidências. 2011.152f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Ghiggi, Gomercindo


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