dc.creator | Coimbra, Juliano Moreira | |
dc.date.accessioned | 2020-05-09T02:29:49Z | |
dc.date.available | 2020-05-08 | |
dc.date.available | 2020-05-09T02:29:49Z | |
dc.date.issued | 2017-11-13 | |
dc.identifier.citation | COIMBRA, Juliano Moreira. Temas arquitetônicos e tendências pós-modernas em Pelotas, 1985-2005. 2017. 242 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5246 | |
dc.description.abstract | Since the 1960s, at the international level, the criticism of the Modern Movement has
been intensively aroused. Alternatives and experimentations were produced, some of
them gathered under the label of postmodern architecture. However, it was only after
1985 that one might speak of architecture close to the postmodern condition,
produced in Pelotas-RS. A survey was carried out in the central area of the city, in
search of formal features on the façades of the buildings, which due to their stylistics,
resemble the examples of the main postmodern trends, according to the international
critique of the preceding decades. It was also studied the Brazilian assimilation of the
revision of Modernism, highlighting the 1980s, when there was a greater openness to
international discussions and controversies in the field of architecture. In the analysis
of the architecture of Pelotas, taken from the postmodern literature review, six
architectural themes were chosen: pluralism, symbolism, contextualism, historicism,
rationalism and technicalism. With those themes, a stylistic analysis of forty-eight
buildings was developed. Thorough the analysis, it was verified that those
architectural themes, already experienced in consecrated examples of the
postmodern, were also timidly present in the sample buildings of Pelotas. The
analyzed buildings of Pelotas do not coincide temporarily with the production of the
critically acclaimed postmodern references in their countries of origin, mainly Western
Europe and the United States. The study allows inferring that the architecture, which
manifested itself in Pelotas after the middle eighties, was a local adaptation of an
international phenomenon. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura pós-moderna | pt_BR |
dc.subject | Análise de arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura de Pelotas | pt_BR |
dc.subject | Architecture and Urbanism | pt_BR |
dc.subject | Postmodern architecture | pt_BR |
dc.subject | Architectural analysis | pt_BR |
dc.subject | Criticism | pt_BR |
dc.subject | Architecture of Pelotas | pt_BR |
dc.title | Temas arquitetônicos e tendências pós-modernas em Pelotas, 1985-2005. | pt_BR |
dc.title.alternative | Architectural themes and postmodern trends in Pelotas, 1985-2005. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4678342182570852 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6170072578686238 | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde os anos 60, no plano internacional, o Movimento Moderno passou a ser
criticado. Produziram-se alternativas e experimentações, algumas delas reunidas
sob o rótulo de arquitetura pós-moderna. No entanto, somente a partir de 1985
pode-se falar em uma arquitetura próxima da condição pós-moderna produzida em
Pelotas-RS. Realizou-se um levantamento na área central da cidade em busca de
características formais nas fachadas dos edifícios que se assemelhassem, por sua
estilística, aos exemplos das principais tendências pós-modernas, segundo a crítica
internacional das décadas precedentes. Estudou-se, ainda, a assimilação brasileira
da revisão do Modernismo, com destaque aos anos 80, quando ocorreu uma maior
abertura às discussões e polêmicas internacionais no campo da arquitetura. Para a
análise em Pelotas, elegeram-se seis temas arquitetônicos, retirados da revisão de
literatura do pós-moderno: pluralismo, simbolismo, contextualismo, historicismo,
racionalismo e tecnicismo. Com esses temas, elaborou-se uma análise estilística de
quarenta e oito edifícios, nos quais se constatou aproximações com temas de
arquitetura já experimentados em exemplos consagrados do pós-moderno. A
amostra levantada não coincide temporalmente com a produção das referências
pós-modernas, consagradas pela crítica, em seus países de origem, principalmente
da Europa Ocidental e Estados Unidos. O estudo realizado permite inferir que a
arquitetura que se manifestou em Pelotas foi uma adaptação local de um fenômeno
internacional. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick | |