Mostrar registro simples

dc.creatorCoimbra, Juliano Moreira
dc.date.accessioned2020-05-09T02:29:49Z
dc.date.available2020-05-08
dc.date.available2020-05-09T02:29:49Z
dc.date.issued2017-11-13
dc.identifier.citationCOIMBRA, Juliano Moreira. Temas arquitetônicos e tendências pós-modernas em Pelotas, 1985-2005. 2017. 242 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5246
dc.description.abstractSince the 1960s, at the international level, the criticism of the Modern Movement has been intensively aroused. Alternatives and experimentations were produced, some of them gathered under the label of postmodern architecture. However, it was only after 1985 that one might speak of architecture close to the postmodern condition, produced in Pelotas-RS. A survey was carried out in the central area of the city, in search of formal features on the façades of the buildings, which due to their stylistics, resemble the examples of the main postmodern trends, according to the international critique of the preceding decades. It was also studied the Brazilian assimilation of the revision of Modernism, highlighting the 1980s, when there was a greater openness to international discussions and controversies in the field of architecture. In the analysis of the architecture of Pelotas, taken from the postmodern literature review, six architectural themes were chosen: pluralism, symbolism, contextualism, historicism, rationalism and technicalism. With those themes, a stylistic analysis of forty-eight buildings was developed. Thorough the analysis, it was verified that those architectural themes, already experienced in consecrated examples of the postmodern, were also timidly present in the sample buildings of Pelotas. The analyzed buildings of Pelotas do not coincide temporarily with the production of the critically acclaimed postmodern references in their countries of origin, mainly Western Europe and the United States. The study allows inferring that the architecture, which manifested itself in Pelotas after the middle eighties, was a local adaptation of an international phenomenon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectArquitetura pós-modernapt_BR
dc.subjectAnálise de arquiteturapt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectArquitetura de Pelotaspt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectPostmodern architecturept_BR
dc.subjectArchitectural analysispt_BR
dc.subjectCriticismpt_BR
dc.subjectArchitecture of Pelotaspt_BR
dc.titleTemas arquitetônicos e tendências pós-modernas em Pelotas, 1985-2005.pt_BR
dc.title.alternativeArchitectural themes and postmodern trends in Pelotas, 1985-2005.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4678342182570852pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6170072578686238pt_BR
dc.description.resumoDesde os anos 60, no plano internacional, o Movimento Moderno passou a ser criticado. Produziram-se alternativas e experimentações, algumas delas reunidas sob o rótulo de arquitetura pós-moderna. No entanto, somente a partir de 1985 pode-se falar em uma arquitetura próxima da condição pós-moderna produzida em Pelotas-RS. Realizou-se um levantamento na área central da cidade em busca de características formais nas fachadas dos edifícios que se assemelhassem, por sua estilística, aos exemplos das principais tendências pós-modernas, segundo a crítica internacional das décadas precedentes. Estudou-se, ainda, a assimilação brasileira da revisão do Modernismo, com destaque aos anos 80, quando ocorreu uma maior abertura às discussões e polêmicas internacionais no campo da arquitetura. Para a análise em Pelotas, elegeram-se seis temas arquitetônicos, retirados da revisão de literatura do pós-moderno: pluralismo, simbolismo, contextualismo, historicismo, racionalismo e tecnicismo. Com esses temas, elaborou-se uma análise estilística de quarenta e oito edifícios, nos quais se constatou aproximações com temas de arquitetura já experimentados em exemplos consagrados do pós-moderno. A amostra levantada não coincide temporalmente com a produção das referências pós-modernas, consagradas pela crítica, em seus países de origem, principalmente da Europa Ocidental e Estados Unidos. O estudo realizado permite inferir que a arquitetura que se manifestou em Pelotas foi uma adaptação local de um fenômeno internacional.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples