dc.creator | Lemões, Louise Lanes | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T15:27:12Z | |
dc.date.available | 2020-05-10 | |
dc.date.available | 2020-05-13T15:27:12Z | |
dc.date.issued | 2016-04-01 | |
dc.identifier.citation | LEMÕES, Louise Lanes. A diversidade sexual nas organizações: a (in) visibilidade de pessoas transexuais via mídia de negócios. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5293 | |
dc.description.abstract | The present study aimed to contribute to the analysis of sexual diversity in
organizations, studying what the representation of the business media for the
transsexual in the world of business. The research investigated the publications in
the Exame Magazine, performing a cutout in your digital collection, from 2010 to
2014. Focusing on the analysis of news we cover the keywords: "transsexual", "Gay",
"homosexual" "lesbian", "diversity" and " management of diversity", seeking to keep
up with what is the representation of this group of people in the media business, as
well as identifying what is touted on managing diversity in organizations today, since
this topic is addressed in this business scenario. Having as theoretical the sociology
of organizations and the queer studies, we invite you to reread the sexual diversity
via business media, with an approach that considers other non-binary settings.
Results obtained in this research showed that the world of companies still gives little
visibility to news about transsexual people, but the topic has been addressed
diversity related to civil rights won, which reflects in benefits policies for LGBT
workers. However the business media observed represents the diversity of
collectively without acknowledging the experiences, the singularities, and so unseen
transsexual people. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Negócios | pt_BR |
dc.subject | Transexuais | pt_BR |
dc.subject | Invisibilidade | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Diversity | pt_BR |
dc.subject | Media | pt_BR |
dc.subject | Business | pt_BR |
dc.subject | Transsexuals | pt_BR |
dc.subject | Invisibility | pt_BR |
dc.title | A diversidade sexual nas organizações: a (in) visibilidade de pessoas transexuais via mídia de negócios. | pt_BR |
dc.title.alternative | Sexual diversity in organizations: the (in) visibility of transgender people via business media. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3956620053038013 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7187331231544047 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo contribuir na análise sobre a diversidade
sexual nas organizações, estudando qual a representação da mídia de negócios, em
relação às pessoas transexuais no mundo das empresas. A pesquisa investigou as
publicações na Revista Exame, realizando um recorte em seu acervo digital, entre os
anos de 2010 a 2014. Focando na análise de notícias que abordassem as palavraschaves:
―transexuais‖, ―Gay‖, ―Homossexual‖ ―Lésbica‖, ―diversidade‖ e ―gestão da
diversidade‖, buscando acompanhar qual é a representação deste grupo de pessoas
na mídia de negócios, bem como, identificar o que é propalado sobre gestão
diversidade nas organizações na atualidade, uma vez que este tema é abordado no
presente cenário empresarial. Tendo como referencial teórico a sociologia das
organizações e os estudos queer, convidamos a reler a diversidade sexual via mídia
de negócios, com uma abordagem que considere outras configurações não-binárias.
Resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que o mundo das empresas ainda
confere pouca visibilidade às notícias sobre pessoas transexuais, mas o tema
diversidade tem sido abordado relacionado aos direitos civis conquistados, o que
repercute em políticas de benefícios para os trabalhadores LGBT. Contudo a mídia
de negócios observada representa a diversidade de forma coletiva sem reconhecer
as experiências, as singularidades, assim invisibilizando as pessoas transexuais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Elaine da Silveira | |