A diversidade sexual nas organizações: a (in) visibilidade de pessoas transexuais via mídia de negócios.
Abstract
O presente trabalho teve por objetivo contribuir na análise sobre a diversidade
sexual nas organizações, estudando qual a representação da mídia de negócios, em
relação às pessoas transexuais no mundo das empresas. A pesquisa investigou as
publicações na Revista Exame, realizando um recorte em seu acervo digital, entre os
anos de 2010 a 2014. Focando na análise de notícias que abordassem as palavraschaves:
―transexuais‖, ―Gay‖, ―Homossexual‖ ―Lésbica‖, ―diversidade‖ e ―gestão da
diversidade‖, buscando acompanhar qual é a representação deste grupo de pessoas
na mídia de negócios, bem como, identificar o que é propalado sobre gestão
diversidade nas organizações na atualidade, uma vez que este tema é abordado no
presente cenário empresarial. Tendo como referencial teórico a sociologia das
organizações e os estudos queer, convidamos a reler a diversidade sexual via mídia
de negócios, com uma abordagem que considere outras configurações não-binárias.
Resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que o mundo das empresas ainda
confere pouca visibilidade às notícias sobre pessoas transexuais, mas o tema
diversidade tem sido abordado relacionado aos direitos civis conquistados, o que
repercute em políticas de benefícios para os trabalhadores LGBT. Contudo a mídia
de negócios observada representa a diversidade de forma coletiva sem reconhecer
as experiências, as singularidades, assim invisibilizando as pessoas transexuais.
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