Socialização e identidades raciais em Pelotas/RS: a participação dos pais na construção da identidade dos estudantes negros na contemporaneidade.
Resumo
A presente dissertação tem o objetivo de contribuir para o debate sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir do estudo da participação dos pais na construção da identidade dos estudantes negros pelotenses com base nas suas experiências cotidianas, considerando o contexto social e cultural em que vivem e o acompanhamento dos trabalhos escolares realizados por seus filhos e previstos na Lei 10.639/03. A dissertação apresenta contextualização histórica e social das relações raciais brasileiras e destaca a construção do mito da democracia racial e sua convivência ambígua com o ideal de branquitude que foi disseminado pelo sistema educacional a partir do século passado. Também analisa a transformação do discurso do Movimento Negro a partir do final dos anos 70 do século passado, suas ações e influências para a elaboração do texto da CF/88 e para elaboração das políticas de ações afirmativas. Discute as relações entre a socialização familiar e escolar, trabalhando a questão dos currículos escolares e a proposta de problematização de identidade e diferenças, assim como as intersecções envolvendo escola e família. Aborda a discussão envolvendo identidade e os estudos pós-coloniais com destaque para as obras de Stuart Hall, ressaltando os aspectos diaspóricos da Cultura Afro-brasileira fundamentando assim, a análise dos dados empíricos obtidos através de entrevistas com os pais. A pesquisa, realizada no padrão qualitativo, procura compreender a importância conferida pelas famílias negras aos conteúdos escolares previstos pela Lei 10.639/03 e as tensões decorrentes das diferentes perspectivas entre famílias e escolas. Analisa as diversas formas de participação dos pais na formação da identidade dos filhos e a construção de diferenças. Por fim, aborda a cultura a partir de uma posição central para o contexto atual da luta contra o racismo, compreendida como nuclear no debate político contemporâneo e pautada pelos contextos transnacionais de ação.
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