| dc.creator | Parmeggiani, Marcelo | |
| dc.date.accessioned | 2020-05-13T15:28:34Z | |
| dc.date.available | 2020-05-10 | |
| dc.date.available | 2020-05-13T15:28:34Z | |
| dc.date.issued | 2016-09-09 | |
| dc.identifier.citation | PARMEGGIANI, Marcelo. Socialização e Identidades Raciais em Pelotas/RS: a participação dos pais na construção da identidade dos estudantes negros na contemporaneidade. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5294 | |
| dc.description.abstract | This work aims to contribute to the debate on the construction of the Afro-Brazilian identity in the contemporary world from the study of the parental participation in the construction of the black students identity based on their daily experiences, considering the context and monitoring of school-work established by Law 10.639/03. The text presents a historical and social contextualization of Brazilian race relations and emphasizes the construction of de racial democracy myth and its ambiguous coexistence with the ideal of whiteness, disseminated by the educational system. The dissertation also analyzes the transformation of the Black Movement discourse from the late 70's, its actions and influences to prepare the text of Federal Constituition/88 and also, and to prepare the affirmative action policies. From this, are discussed discusses the relations between family and school socialization, working the issue of school curricula and the proposal of a problem-based perspective of identity and difference, as well as the intersections involving school and family. The dissertation also discusses the debate on the issue of identity and postcolonial studies, emphasizing the work of Stuart Hall, and highlighting some diasporic aspects of Afro-Brazilian culture. This discussion serves as the basis for the analysis of empirical data, which were obtained through interviews with parents. The research, based on a qualitative approach, aims to understand the importance given by black families to school content established by Law 10,639/03, and the tensions arising from different perspectives between families and schools. Also analyzed are the various forms of participation of parents in shaping the identity of the children and the construction of differences. Finally, the text discusses the culture from a central position to the current context of the fight against racism, understood as nuclear in the contemporary political debate and guided by transnational contexts of action. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Sociologia | pt_BR |
| dc.subject | Socialização | pt_BR |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Democracia racial | pt_BR |
| dc.subject | Branquitude | pt_BR |
| dc.subject | Sociology | pt_BR |
| dc.subject | Socialization | pt_BR |
| dc.subject | Identity | pt_BR |
| dc.subject | Law 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Racial democracy | pt_BR |
| dc.subject | Whiteness | pt_BR |
| dc.title | Socialização e identidades raciais em Pelotas/RS: a participação dos pais na construção da identidade dos estudantes negros na contemporaneidade. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Socialization and Racial Identities in Pelotas/RS: parental participation in the identity construction the black students in the contemporaneity. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6806628243488737 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1754073430664136 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente dissertação tem o objetivo de contribuir para o debate sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir do estudo da participação dos pais na construção da identidade dos estudantes negros pelotenses com base nas suas experiências cotidianas, considerando o contexto social e cultural em que vivem e o acompanhamento dos trabalhos escolares realizados por seus filhos e previstos na Lei 10.639/03. A dissertação apresenta contextualização histórica e social das relações raciais brasileiras e destaca a construção do mito da democracia racial e sua convivência ambígua com o ideal de branquitude que foi disseminado pelo sistema educacional a partir do século passado. Também analisa a transformação do discurso do Movimento Negro a partir do final dos anos 70 do século passado, suas ações e influências para a elaboração do texto da CF/88 e para elaboração das políticas de ações afirmativas. Discute as relações entre a socialização familiar e escolar, trabalhando a questão dos currículos escolares e a proposta de problematização de identidade e diferenças, assim como as intersecções envolvendo escola e família. Aborda a discussão envolvendo identidade e os estudos pós-coloniais com destaque para as obras de Stuart Hall, ressaltando os aspectos diaspóricos da Cultura Afro-brasileira fundamentando assim, a análise dos dados empíricos obtidos através de entrevistas com os pais. A pesquisa, realizada no padrão qualitativo, procura compreender a importância conferida pelas famílias negras aos conteúdos escolares previstos pela Lei 10.639/03 e as tensões decorrentes das diferentes perspectivas entre famílias e escolas. Analisa as diversas formas de participação dos pais na formação da identidade dos filhos e a construção de diferenças. Por fim, aborda a cultura a partir de uma posição central para o contexto atual da luta contra o racismo, compreendida como nuclear no debate político contemporâneo e pautada pelos contextos transnacionais de ação. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Balieiro, Fernando de Figueiredo | |