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dc.creatorLima, Marco Antônio de Oliveira
dc.date.accessioned2020-05-13T15:29:02Z
dc.date.available2020-05-10
dc.date.available2020-05-13T15:29:02Z
dc.date.issued2016-09-21
dc.identifier.citationLIMA, Marco Antônio de Oliveira. Quando os capitais econômico e cultural condicionam as trajetórias acadêmicas: Estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5295
dc.description.abstractSince the second half of the twentieth century, mainly education has been propagated as a way to boost social development, allowing a good chance of upward mobility for individuals. Since the last decades of this century, it has been noted that the initial social inequalities translate into differential probabilities of access to that education and eventually establish meaningful differences in the quality of education received by each portion of the population, so that the better the social position of origin, the better and longer tends to be the education received. In this line of reasoning, it is proposed here a case study at the Federal University of Rio Grande - FURG through statistical analysis, especially through multiple correspondence analysis of socioeconomic data for more than 27,000 applicants for this institution in the years 2007 and 2008. This work was inspired by the sociology of Bourdieu's education, seeking above all to see how economic capital and cultural capital tend to influence the academic trajectory of those evaluated, from their course of choice to their potential conclusion (or evasion), including the academic performance of these students. It was concluded that the volume of economic and cultural capitals is directly related to the academic trajectory of the students, and the most popular courses tend to attract more students of better performance, while the opposite happens in the less popular ones.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectReprodução socialpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAnálise de correspondência múltiplapt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectSocial reproductionpt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectMultiple correspondence analysispt_BR
dc.titleQuando os capitais econômico e cultural condicionam as trajetórias acadêmicas: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande.pt_BR
dc.title.alternativeWhen economic and cultural capitals conditions academic trajectory: case study in Federal University of Rio Grande.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1694071622181705pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9769937833285092pt_BR
dc.description.resumoDesde a segunda metade do século XX, principalmente, a educação vem sendo propagada como uma forma de impulsionar o desenvolvimento social, permitindo boas chances de ascensão social para os indivíduos. Já nas últimas décadas desse século, começa a ser constatado que as desigualdades sociais de origem se traduzem em probabilidades diferenciais de acesso a essa educação, bem como acabam por estabelecer diferenças significativas na qualidade da educação recebida por cada parcela da população, de forma que quanto melhor a posição social de origem, melhor e mais prolongada tende a ser a educação recebida. Nessa linha de raciocínio, propõe-se aqui um estudo de caso na Universidade Federal de Rio Grande - FURG, através da análise estatística, sobretudo através da análise de correspondência múltipla, de dados socioeconômicos referentes a mais de 27.000 vestibulandos dessa instituição nos anos de 2007 e 2008. O trabalho tem como inspiração a sociologia da educação bourdieusiana, buscando, principalmente, verificar como o capital econômico e o capital cultural tendem a influenciar na trajetória universitária dos avaliados, desde sua escolha de curso até a potencial conclusão (ou evasão) do mesmo, incluindo o desempenho escolar destes estudantes. Concluiu-se que o volume de capitais econômico e cultural se relaciona diretamente com a trajetória acadêmica dos estudantes, e que os cursos mais procurados tendem a concentrar mais alunos de melhor desempenho, enquanto o contrário ocorre nos cursos menos procurados.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Niz, Pedro Alcides Robertt


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