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dc.creatorSilva, Stephane da Silva
dc.date.accessioned2020-05-13T17:20:01Z
dc.date.available2020-05-12
dc.date.available2020-05-13T17:20:01Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationSILVA, Stephane da Silva. Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular. 2011. 104 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5337
dc.description.abstractrecontextualization curriculum in the constitution of identities of teachers teaching a course in law. In order to achieve this purpose the qualitative research approach consisted of an exploratory study conducted at the Federal University of Rondônia (UNIR), on the campus of Porto Velho, with teachers of the Law Course, owned by the Department of Legal Sciences. Two teachers participated in the survey with the legal regime of exclusive dedication. The methods included data collection through semi-structured interviews and observations of teaching practice both. Data analysis took as a reference on the theory of recontextualization Bernsteinian curriculum, and critical theory curriculum de Silva (2007). Focused attention on issues consistent with the relocation of the official discourse of the National Curriculum guidelines for undergraduate courses in law by examining the Political Pedagogical Project and the recontextualization of those guidelines and design practices in teaching the subjects. It could be understood that even without professional teacher training specific to work in higher education, identify themselves to teaching, are in this realization of their professional and consider healthy coexistence among teachers. On the other hand, the activities of daily academic curriculum related to the category recontextualization factors seem to contribute to the process of identity formation of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectCurso jurídicopt_BR
dc.subjectProcessos de recontextualização curricularpt_BR
dc.subjectConstituição de identidades docentespt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectLegal Coursept_BR
dc.subjectLegal Resumespt_BR
dc.subjectCurriculum Processes Recontextualizingpt_BR
dc.subjectConstitution Teacher Identitypt_BR
dc.titleConstituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6507656416518174pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como principal objetivo identificar as influências do processo de recontextualização curricular na constituição de identidades docentes de professores de um curso de Direito. Com a finalidade de alcançar tal propósito a pesquisa de abordagem qualitativa constituiu-se em um estudo exploratório realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no campus de Porto Velho, com os docentes do Curso de Direito, pertencentes ao Departamento de Ciências Jurídicas. Participaram da pesquisa dois professores com regime jurídico de Dedicação Exclusiva. A metodologia incluiu coleta de dados através de entrevistas semi- estruturadas e observações da prática pedagógica de ambos. A análise dos dados teve como referencial a teoria bernsteiniana acerca da recontextualização curricular, e, a teoria crítica do currículo de Silva (2007). Focouse a atenção em aspectos condizentes com a relocação do discurso oficial das Diretrizes Nacionais Curriculares para cursos de graduação em Direito através da análise do Projeto Político Pedagógico, bem como da recontextualização daquelas diretrizes e projeto nas práticas pedagógicas dos sujeitos. Foi possível entender que mesmo profissionais sem formação pedagógica específica para atuação no ensino superior, se identificam com a docência, encontram nesta a sua realização profissional e consideram salutar a convivência entre professores. Por outro lado, as atividades do cotidiano acadêmico relacionadas à categoria recontextualização curricular parecem ser fatores que contribuem para o processo de constituição identitária dos docentes.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Stephane da Silva. Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular. 2011. 104 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Cecilia Lorea


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