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Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular
dc.creator | Silva, Stephane da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T17:20:01Z | |
dc.date.available | 2020-05-12 | |
dc.date.available | 2020-05-13T17:20:01Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Stephane da Silva. Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular. 2011. 104 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5337 | |
dc.description.abstract | recontextualization curriculum in the constitution of identities of teachers teaching a course in law. In order to achieve this purpose the qualitative research approach consisted of an exploratory study conducted at the Federal University of Rondônia (UNIR), on the campus of Porto Velho, with teachers of the Law Course, owned by the Department of Legal Sciences. Two teachers participated in the survey with the legal regime of exclusive dedication. The methods included data collection through semi-structured interviews and observations of teaching practice both. Data analysis took as a reference on the theory of recontextualization Bernsteinian curriculum, and critical theory curriculum de Silva (2007). Focused attention on issues consistent with the relocation of the official discourse of the National Curriculum guidelines for undergraduate courses in law by examining the Political Pedagogical Project and the recontextualization of those guidelines and design practices in teaching the subjects. It could be understood that even without professional teacher training specific to work in higher education, identify themselves to teaching, are in this realization of their professional and consider healthy coexistence among teachers. On the other hand, the activities of daily academic curriculum related to the category recontextualization factors seem to contribute to the process of identity formation of teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Curso jurídico | pt_BR |
dc.subject | Processos de recontextualização curricular | pt_BR |
dc.subject | Constituição de identidades docentes | pt_BR |
dc.subject | University | pt_BR |
dc.subject | Legal Course | pt_BR |
dc.subject | Legal Resumes | pt_BR |
dc.subject | Curriculum Processes Recontextualizing | pt_BR |
dc.subject | Constitution Teacher Identity | pt_BR |
dc.title | Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6507656416518174 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como principal objetivo identificar as influências do processo de recontextualização curricular na constituição de identidades docentes de professores de um curso de Direito. Com a finalidade de alcançar tal propósito a pesquisa de abordagem qualitativa constituiu-se em um estudo exploratório realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no campus de Porto Velho, com os docentes do Curso de Direito, pertencentes ao Departamento de Ciências Jurídicas. Participaram da pesquisa dois professores com regime jurídico de Dedicação Exclusiva. A metodologia incluiu coleta de dados através de entrevistas semi- estruturadas e observações da prática pedagógica de ambos. A análise dos dados teve como referencial a teoria bernsteiniana acerca da recontextualização curricular, e, a teoria crítica do currículo de Silva (2007). Focouse a atenção em aspectos condizentes com a relocação do discurso oficial das Diretrizes Nacionais Curriculares para cursos de graduação em Direito através da análise do Projeto Político Pedagógico, bem como da recontextualização daquelas diretrizes e projeto nas práticas pedagógicas dos sujeitos. Foi possível entender que mesmo profissionais sem formação pedagógica específica para atuação no ensino superior, se identificam com a docência, encontram nesta a sua realização profissional e consideram salutar a convivência entre professores. Por outro lado, as atividades do cotidiano acadêmico relacionadas à categoria recontextualização curricular parecem ser fatores que contribuem para o processo de constituição identitária dos docentes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | SILVA, Stephane da Silva. Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular. 2011. 104 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Maria Cecilia Lorea |
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PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.