Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorClasen, Carolina Mesquita
dc.date.accessioned2020-05-13T17:22:59Z
dc.date.available2020-05-13
dc.date.available2020-05-13T17:22:59Z
dc.date.issued2018-05-23
dc.identifier.citationCLASEN, Carolina Mesquita. Cidade e crianças: direito ao devir urbano. 2018. 219 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5344
dc.description.abstractThe city and the children suggest, as an inersection of the themes, a look under another eye-level. So, in order of spatialize re-elaborating the city with the gestutality of bodies that produce differentiation, the children age group is up to 12 years old and the concept of becoming-child is to help in the discussion of the right to the city as a collective power deforming the urbanizing process. The inventorial condition as a contemporary proposal to the city's experience installs questions about childhood, mobility and accessibility of minority groups, zoning as a reiteration of control and the effect of these groups when they get out from school to urban life. Henri Lefebvre, Aldo van Eyck and Hélio Oiticica are the starting point of the theoretical itinerary, followed by the philosophers Agamben, Deleuze and Guattari who establish functions and operations from the perspective of contemporary french philosophy, among other theoretical assemblages with the participation of children in public spaces. As a procedure adopted by the cartography method, the operative movement of creation of Devices I, II and III gave to the analysis of the compound experience conditions of the hegemonic stirring proposal from urban variants that are destabilized and emphasized in the possibility of criançar the city. Morphological legislations and the determinism of the perambulation of public life, the research is justified in the necessity of confronting and amplifying the approach of such variations, being able to verify limits and strategies linked to the discourse and the appropriation of the experience in the scale of multiplicity as right to become urban.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectUrbanismo contemporâneopt_BR
dc.subjectDireito à cidadept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDevirpt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectContemporary urbanismpt_BR
dc.subjectRight to the citypt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectBecomingpt_BR
dc.titleCidade e crianças: direito ao devir urbano.pt_BR
dc.title.alternativeCity and children: right to becoming urban.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5240476521295460pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6927803856702261pt_BR
dc.description.resumoA intersecção entre cidade e crianças sugere um olhar a partir de outra altura dos olhos. Por isso, escolheu-se trabalhar com crianças de até 12 anos e com o conceito de devir-criança, que auxilia na discussão do direito à cidade como poder coletivo deformador do processo urbanizador. Essa escolha objetiva reelaborar espacialmente a cidade com a gestualidade dos corpos que produzem diferenciação. A condição inventariante como proposta contemporânea à experiência da cidade instala questões acerca da infância, da mobilidade e da acessibilidade dos grupos minoritários, do zoneamento como reiteração do controle e do efeito dos bandos de crianças quando saltam da escola ao cotidiano. Henri Lefebvre, Aldo van Eyck e Hélio Oiticica compõem o ponto de partida do itinerário teórico, que segue com os filósofos Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Félix Guattari, que estabelecem funções e operações a partir da perspectiva da filosofia francesa contemporânea. Também são feitos outros agenciamentos teóricos com a participação das crianças nos espaços públicos. Como procedimento adotado através do método da cartografia, o movimento operatório de criação dos Dispositivos I, II e III deu à análise da experiência composta condições de acirramento da proposta hegemônica inicial a partir de variantes urbanas que são desestabilizadas e ressaltadas na possibilidade de criançar a cidade. Com as legislações morfológicas e o determinismo da perambulação da vida pública, a pesquisa se justifica na necessidade de enfrentamento e ampliação da abordagem de tais variações, podendo constatar limites e estratégias atrelados ao discurso e a apropriação da experiência na escala da multiplicidade como direito ao devir urbano.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Eduardo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem