Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRodrigues, Algaides de Marco
dc.date.accessioned2020-05-18T22:43:18Z
dc.date.available2020-05-17
dc.date.available2020-05-18T22:43:18Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationRODRIGUES, Algaides de Marco Rodrigues. Tornar-se professor de Psicologia: encontros com o outro. 2011. 125 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5407
dc.description.abstractThe research refers to the constitution of the Psychology professor, with discourses captured in discussions of focal groups with Psychology professors of Universidade Católica de Pelotas/RS, which had the theories of Porto (2003, 2006, 2008), Penteado (1998, 2002, 2010), Cunha (2003, 2007, 2010), Freire (1999, 2006), Buber (1974) and Moreno (1978, 1992) as support. Two units of meaning are considered in the comprehension of the subjects’ narratives: “what is experienced in the construction of teaching” and “the encounters and dialogs”. The analysis developed indicate that the professor is constituted from the potential encounters experienced in their doings and in the sharing spaces they hold with peers, with students, with the working institution, with the community and with an infinite number of interferences that characterize the moment and the social, historical and political context in which the professor fits. In this context we signal that the exercise of responsibility and of dialog between people unite them in the search of common interests in the collective construction. Growth comes not only from the agreements within the group, but also from the conflicts that arise and from differences and troubles that are present in it. The review of one’s own teaching experience and the recovery of one’s roots (their story of life) help in the construction of being a professor. In the encounter and dialog with others, the professor may detect meanings for their doing overlapped with the sense of existence. This look at oneself, recognizing the contribution of others in one’s trajectory, makes it easier to the professor to assist the students in a search from which they may also identify significance in their studies and in their lives. In general, the thesis contributes to the field of Education, reinforcing the human perspective of Buber (1974), a humanism based on the credibility in encounters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProfessor de psicologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEncontros com o outropt_BR
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEncounters with the otherpt_BR
dc.subjectFocal grouppt_BR
dc.titleTornar-se professor de psicologia: encontros com o outropt_BR
dc.title.alternativeBecoming a Psychology Professor: encounters with the otherpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9473413301573633pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5732783206082038pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa refere-se à constituição do professor de Psicologia, com discursos captados em discussões de grupos focais com professores de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas/RS, tendo como suporte as teorias de (Porto, 2003, 2006, 2008), Penteado (1998, 2002, 2010), Cunha (2003, 2007, 2010), Freire (1999, 2006), Buber (1974) e Moreno (1978, 1992). Na compreensão das narrativas dos sujeitos são consideradas duas unidades de sentido: “o vivido na construção da docência” e “os encontros e diálogos”. As análises desenvolvidas indicam que o professor se constitui a partir dos potenciais encontros vividos em seus fazeres e nos espaços de compartilhamento com os pares, com os alunos, com a instituição de trabalho, com a comunidade e com um número infinito de interferências que caracterizam o momento e o contexto social, histórico e político onde ele se insere. Neste contexto assinalamos que o exercício da responsabilidade e do diálogo entre as pessoas une-as em busca de interesses comuns na construção do coletivo. O crescimento não vem apenas das concordâncias do grupo, mas também dos embates que se criam e das divergências e angústias nele presentes. A revisão da própria experiência de docência e a recuperação das raízes (de sua história de vida) auxilia na construção de ser professor. No encontro e diálogo com os outros, o professor pode descobrir sentidos para o seu fazer imbricados no sentido de existir. Esse olhar para si mesmo, reconhecendo contribuições dos outros na sua trajetória, facilita ao professor auxiliar os alunos na busca de, também eles, identificarem sentidos nos estudos e na vida. De um modo geral, a tese contribui para o campo da Educação, ao recolocar a perspectiva Humanista, a partir de Buber (1974), um Humanismo que parte da credibilidade nos encontros.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesRODRIGUES, Algaides de Marco Rodrigues. Tornar-se professor de Psicologia: encontros com o outro. 2011. 125 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Tania Maria Esperon


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem