dc.creator | Martins, Irapuã Pacheco | |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T22:46:44Z | |
dc.date.available | 2020-05-17 | |
dc.date.available | 2020-05-18T22:46:44Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Irapuã Pacheco. Da escrita acadêmica à biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do imaginário. 2012. 147f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5409 | |
dc.description.abstract | This work relates to my doctoral dissertation which was developed in the Post- Graduation Program in Education of Federal University of Pelotas in the search line of Writing culture: languages and learning, and it is entitled “From academic writing to the educational biography of Maria Isabel da Cunha: dialogues with the imaginary studies.” The present research has as object study the educational biography demarcating the relationship between biography and writing in order to reveal the relationship between life and work, to find founders images and its contents as constitution power of the mode of teaching of the referred professor. For this, the research had as guide parameter three objectives based on the Imaginary Studies for subsequent analysis: a) digging in the written records of Professor Mabel, (especially the doctoral dissertation dated of 1988), evidence of the founders of the way of being a professor; b) seek, from the indication of symbolic cores, the presence of mythemes subsumed in the documented Thesis; c) to discuss and analyze mythemes, comparing its development in other subsequent academic productions. Thus, I found four mythemes related to singular-plural professor, learning professor, project-professor and ferryman-professor. These reveal symbolic contents that are subsumed in the analyzed writings, resulting in the founding image represented by the Great Mother, which appears associated with the cyclical life force mystery in mythic traits that refer to Deméter. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita (auto)formadora | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Biografia educativa | pt_BR |
dc.subject | Educação (Self) | pt_BR |
dc.subject | Forming writing | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Educational biography | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Da escrita acadêmica à biografia educativa da professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do imaginário | pt_BR |
dc.title.alternative | From academic writing to the educational biography of Maria Isabel da Cunha: dialogues with the imaginary studies | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6642296801596985 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496470672226677 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ghiggi, Gomercindo | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7292902568135607 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho refere-se a minha Tese de doutoramento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Cultura escrita: linguagens e aprendizagens, e é intitulado “Da escrita acadêmica à biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do Imaginário”. A presente pesquisa tem como objeto de estudo a biografia educativa demarcando a relação entre biografia e escrita no sentido de evidenciar as relações entre a vida e a obra, para encontrar as imagens fundadoras e seu conteúdo mítico-simbólico como potencialidades da constituição do modo de ser docente da referida professora. Para isso, a pesquisa teve como parâmetro norteador, três objetivos com base nos Estudos do Imaginário para sua posterior análise: a) escavar, nos registros escritos da Professora Mabel (em especial a tese datada de 1988), indícios das imagens fundadoras do modo de ser docente; b) buscar, desde a identificação de núcleos simbólicos, a presença de mitemas subsumidos no documento da tese; c) tematizar e analisar os mitemas, cotejando seus desdobramentos em outras produções acadêmicas posteriores. Dessa maneira, encontrei quatro mitemas relacionados ao professor singular-plural, professor aprendiz de si, professor-projeto e professor balseiro. Esses revelam conteúdos simbólicos que estão subsumidos na escrita analisada, desembocando na imagem fundadora representada pela Grande-Mãe, que se mostra associada ao mistério da força vital cíclica em traços míticos que remetem à Deméter. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | MARTINS, Irapuã Pacheco. Da escrita acadêmica à biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do imaginário. 2012. 147f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Lúcia Maria Vaz | |