Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMartins, Irapuã Pacheco
dc.date.accessioned2020-05-18T22:46:44Z
dc.date.available2020-05-17
dc.date.available2020-05-18T22:46:44Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationMARTINS, Irapuã Pacheco. Da escrita acadêmica à biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do imaginário. 2012. 147f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5409
dc.description.abstractThis work relates to my doctoral dissertation which was developed in the Post- Graduation Program in Education of Federal University of Pelotas in the search line of Writing culture: languages and learning, and it is entitled “From academic writing to the educational biography of Maria Isabel da Cunha: dialogues with the imaginary studies.” The present research has as object study the educational biography demarcating the relationship between biography and writing in order to reveal the relationship between life and work, to find founders images and its contents as constitution power of the mode of teaching of the referred professor. For this, the research had as guide parameter three objectives based on the Imaginary Studies for subsequent analysis: a) digging in the written records of Professor Mabel, (especially the doctoral dissertation dated of 1988), evidence of the founders of the way of being a professor; b) seek, from the indication of symbolic cores, the presence of mythemes subsumed in the documented Thesis; c) to discuss and analyze mythemes, comparing its development in other subsequent academic productions. Thus, I found four mythemes related to singular-plural professor, learning professor, project-professor and ferryman-professor. These reveal symbolic contents that are subsumed in the analyzed writings, resulting in the founding image represented by the Great Mother, which appears associated with the cyclical life force mystery in mythic traits that refer to Deméter.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscrita (auto)formadorapt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectBiografia educativapt_BR
dc.subjectEducação (Self)pt_BR
dc.subjectForming writingpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectEducational biographypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleDa escrita acadêmica à biografia educativa da professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do imagináriopt_BR
dc.title.alternativeFrom academic writing to the educational biography of Maria Isabel da Cunha: dialogues with the imaginary studiespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6642296801596985pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ghiggi, Gomercindo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho refere-se a minha Tese de doutoramento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Cultura escrita: linguagens e aprendizagens, e é intitulado “Da escrita acadêmica à biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do Imaginário”. A presente pesquisa tem como objeto de estudo a biografia educativa demarcando a relação entre biografia e escrita no sentido de evidenciar as relações entre a vida e a obra, para encontrar as imagens fundadoras e seu conteúdo mítico-simbólico como potencialidades da constituição do modo de ser docente da referida professora. Para isso, a pesquisa teve como parâmetro norteador, três objetivos com base nos Estudos do Imaginário para sua posterior análise: a) escavar, nos registros escritos da Professora Mabel (em especial a tese datada de 1988), indícios das imagens fundadoras do modo de ser docente; b) buscar, desde a identificação de núcleos simbólicos, a presença de mitemas subsumidos no documento da tese; c) tematizar e analisar os mitemas, cotejando seus desdobramentos em outras produções acadêmicas posteriores. Dessa maneira, encontrei quatro mitemas relacionados ao professor singular-plural, professor aprendiz de si, professor-projeto e professor balseiro. Esses revelam conteúdos simbólicos que estão subsumidos na escrita analisada, desembocando na imagem fundadora representada pela Grande-Mãe, que se mostra associada ao mistério da força vital cíclica em traços míticos que remetem à Deméter.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMARTINS, Irapuã Pacheco. Da escrita acadêmica à biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do imaginário. 2012. 147f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Lúcia Maria Vaz


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem