dc.creator | Eslabão, Leomar da Costa | |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T22:47:48Z | |
dc.date.available | 2020-05-17 | |
dc.date.available | 2020-05-18T22:47:48Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | ESLABÃO, Leomar da Costa. PROEJA : um dispositivo da governamentalidade produzindo posições de sujeito.2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5410 | |
dc.description.abstract | This thesis focus a part of the official discourse of the National Program for
Integration of Vocational Education with Basic Education for Adult Education –
PROEJA. A discourse analysis of Foucaultian inspiration was carried out,
seeking to make evident how the discourse of the above mentioned educational
policy acts as a governmentality device which, by creating subject positions,
acts upon the actions of the others. In this process of government, the official
discourse creates subject positions: for students, positions of subjects to be
saved; for teachers, subject positions of saviours; and for the State, a subject
position of manager and provider. The discoursive device operates, initially, by
defying the diverse subjects to do their part, to perceive themselves as integrants
of a process which aims at providing access to education as a fundamental right,
so far denied to the part of society constituted by adults and young adults. Based
in the idea of making subjects take responsability upon themselves, discourses
begin to institute a politics of truth about education and its subjects, defining a
discoursive field that creates the objects it describes, making them part of a
relation of power-knowledge. In such relation the one who has the knowledge
also holds the power to define the norms of conduct. The analysis has shown that
the official discourse functions as a discoursive device that creates particular
ways of being, of acting, of living and of seeing the world, exerting
governmentality over each and every one. Such government defines norms for
the production of malleable and governable subjects who will put the policy in
focus into action. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Governamentalidade | pt_BR |
dc.subject | Posição sujeito | pt_BR |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.subject | Educational policy | pt_BR |
dc.subject | Vocational Education | pt_BR |
dc.subject | Adult Education – EJA | pt_BR |
dc.subject | Governmentality | pt_BR |
dc.subject | Subject position | pt_BR |
dc.title | PROEJA: um dispositivo da governamentalidade produzindo posições de sujeito | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7694526361231553 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese consiste no estudo de uma parcela do discurso oficial do Programa de
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Realizou-se uma Análise do
Discurso, de inspiração foucaultiana, buscando evidenciar como que o discurso
dessa política educacional atua enquanto um dispositivo de governamentalidade,
que instituindo posições de sujeito age sobre as ações dos outros. Nesse processo
de governamento o discurso oficial cria posições de sujeitos para os alunos -
sujeitos a serem salvos -, para os professores – sujeitos salvadores – e para o
Estado – sujeito gestor e provedor. O dispositivo discursivo opera inicialmente
desafiando os diversos sujeitos para que façam a sua parte, para que se percebam
como integrantes de um processo que visa proporcionar o acesso a educação,
enquanto um direito fundamental, até então negado a uma determinada parcela
da sociedade formada por jovens e adultos. Baseado na ideia de fazer os sujeitos
assumirem para si a responsabilidade, os discursos passam a instituir uma
política de verdade sobre a educação e sobre os sujeitos, definindo um campo
discursivo que cria os objetos que descreve, tornando-os parte de uma relação de
saber-poder. Nesta relação aquele que detém o saber também possui o poder
para definir as normas de conduta. Evidencia-se que o discurso oficial funciona
como um dispositivo discursivo que cria modos particulares de ser, de agir, de
viver e de ver o mundo, exercendo uma governamentalidade sobre todos e cada
um. Este governamento define normas para a produção de sujeitos maleáveis e
governáveis para colocarem em ação a política. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ESLABÃO, Leomar da Costa. PROEJA : um dispositivo da governamentalidade produzindo posições de sujeito.2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Jarbas Santos | |