dc.creator | Zilli, Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2020-05-21T01:53:25Z | |
dc.date.available | 2020-05-19 | |
dc.date.available | 2020-05-21T01:53:25Z | |
dc.date.issued | 2017-05-25 | |
dc.identifier.citation | ZILLI, Gabriela. O museu de arte contemporânea de Inhotim/ MG: a fruição da obra como estratégia de conservação. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5449 | |
dc.description.abstract | Until the beginning of the 20th century, the art was conceived as a unique object, the
fruit of artistic genius. Since the 1960s, this characteristic has been diluted in more
dynamic forms of art, bringing interactivity as a fundamental part of the work. The
object, previously merely contemplative, has other meanings from its relation with the
spectator, with the environment and with the social space. From the static object to
the action, the art hybridizes in the society, mixing with the culture and the traditional
forms of living the quotidian. In the midst of this universe of possible forms,
conservation presents itself as a complex activity. The preservation of contemporary
productions requires more than just the knowledge about the technique and the
materials used, it requires the understanding of the artist's proposal and the
understanding of its cultural value. Having the Inhotim Institute's museological
collection as the main object of research, this dissertation sought to help the
understanding of the relationships established in the museum context between the
artist's proposal, the institution and the public. An analysis was performed to verify
how these relations are manifested and are reflected in the practices of preservation
of current works of art. Using that information as subsidy, we discuss the fruition of
the works of art as conservation strategies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Museu de arte | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Contemporary art | pt_BR |
dc.subject | Art museum | pt_BR |
dc.subject | Conservation | pt_BR |
dc.subject | Heritage | pt_BR |
dc.title | O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação. | pt_BR |
dc.title.alternative | The contemporary art museum of Inhotim / MG: the enjoyment of the work as a conservation strategy. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5465369801771235 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6075467816475488 | pt_BR |
dc.description.resumo | Até o inicio do século XX, a arte era concebida como objeto único, fruto da
genialidade artística. A partir dos anos de 1960, essa característica se dilui em
formas mais dinâmicas de arte, trazendo a interatividade como parte fundamental da
obra. O objeto, antes meramente contemplativo, passa a ter outros significados a
partir de sua relação com o espectador, com o entorno e com o espaço social. Do
objeto estático à ação, a arte hibridiza-se na sociedade, mescla-se à cultura e às
formas tradicionais de viver o cotidiano. Em meio a esse universo de formas
possíveis, a conservação apresenta-se como uma atividade complexa. A
preservação das produções contemporânea requer mais do que o conhecimento
sobre a técnica e os materiais empregados, exige o entendimento da proposta do
artista e a compreensão de seu valor cultural. Tendo o acervo museológico do
Instituto Inhotim como fonte de pesquisa, buscou-se, nesta dissertação,
compreender as relações estabelecidas, no contexto museal, entre a proposta do
artista, a instituição e o público. Objetivou-se assim, verificar como estas relações
se manifestam e são refletidas nas práticas de preservação das obras de arte atuais.
Usando dessa informações como subsídio, discute-se a fruição das obras de arte
como estratégias de conservação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Carlos Alberto Ávila | |