Agricultura urbana: o caso da Horta do Pestano - Pelotas / RS.
Abstract
Está cada vez mais evidente a utilização de espaços ociosos nas áreas urbanas
brasileiras por iniciativas que buscam enfrentar e superar dificuldades expostas por
suas realidades sociais, torna-se importante compreender esses mecanismos. Esta
escrita busca analisar a potencialidade das atividades realizadas na “Horta do Pestano,
no município de Pelotas / RS”, como iniciativas de resistência e fortalecimento de
práticas alternativas de produção e consumo de alimentos, bem como promover um
debate dessas práticas no contexto da Educação Geográfica. A pesquisa é baseada
na metodologia história oral, onde foram analisados as histórias orais de (oito)
voluntário da horta urbana do Pestano, no bairro Três Vendas no município de Pelotas.
Verificou-se que nas práticas realizadas cotidianamente pelos voluntários há um
apego ao saber popular e aos laços afetivos ali construídos com o trabalho voluntário,
além de estabelecerem conexões com a educação geográfica mesmo que informal.
A partir desses resultados podemos concluir que, essas iniciativas carregadas de
saberes únicos atrelados a uma educação geográfica de contexto informal, produz
nestes espaços outra concepção de desenvolvimento e construção de laços afetivos,
caracterizando com isso a construção de um mecanismo de superação de obstáculos
impostos pela desigualdade social, encontrada em seus contextos de vida no bairro
Três Vendas.
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