Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRibeiro, José Luiz Lourenço
dc.date.accessioned2020-05-25T03:01:42Z
dc.date.available2020-05-22
dc.date.available2020-05-25T03:01:42Z
dc.date.issued2019-08-14
dc.identifier.citationRIBEIRO, José Luiz Lourenço. Agricultura urbana: o caso da Horta do Pestano - Pelotas / RS. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5542
dc.description.abstractThe use of idle spaces in Brazilian urban areas by initiatives that seek to overcome and overcome difficulties presented by their social realities is becoming increasingly evident, it is important to understand these mechanisms. This writing seeks to analyze the potential of the activities carried out in the “Urban Horta of Pestano, in the municipality of Pelotas / RS”, as initiatives to resist and strengthen alternative practices of food production and consumption, as well as to promote a debate of these practices in the context of Geographical education. The research is based on oral history methodology, where the oral histories of (eight) volunteer of the urban garden of Pestano, in the neighborhood Três Vendas in the municipality of Pelotas, were analyzed.It was verified that in the practices carried out daily by the volunteers there is an attachment to the popular knowledge and to the affective ties built there with the volunteer work, besides establishing connections with the geographic education, even if informal. Based on these results, we can conclude that these initiatives, loaded with unique knowledge linked to a geographical education of informal context, produce in these spaces another conception of development and construction of affective bonds, characterizing with this the construction of a mechanism of overcoming obstacles imposed by inequality, found in their life contexts in the Três Vendas neighborhood.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHorta urbanapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectSaber popularpt_BR
dc.subjectUrban vegetationpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectPopular knowledgept_BR
dc.titleAgricultura urbana: o caso da Horta do Pestano - Pelotas / RS.pt_BR
dc.title.alternativeUrban agriculture: the case of Horta do Pestano - Pelotas / RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8756674651361216pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974384756028670pt_BR
dc.description.resumoEstá cada vez mais evidente a utilização de espaços ociosos nas áreas urbanas brasileiras por iniciativas que buscam enfrentar e superar dificuldades expostas por suas realidades sociais, torna-se importante compreender esses mecanismos. Esta escrita busca analisar a potencialidade das atividades realizadas na “Horta do Pestano, no município de Pelotas / RS”, como iniciativas de resistência e fortalecimento de práticas alternativas de produção e consumo de alimentos, bem como promover um debate dessas práticas no contexto da Educação Geográfica. A pesquisa é baseada na metodologia história oral, onde foram analisados as histórias orais de (oito) voluntário da horta urbana do Pestano, no bairro Três Vendas no município de Pelotas. Verificou-se que nas práticas realizadas cotidianamente pelos voluntários há um apego ao saber popular e aos laços afetivos ali construídos com o trabalho voluntário, além de estabelecerem conexões com a educação geográfica mesmo que informal. A partir desses resultados podemos concluir que, essas iniciativas carregadas de saberes únicos atrelados a uma educação geográfica de contexto informal, produz nestes espaços outra concepção de desenvolvimento e construção de laços afetivos, caracterizando com isso a construção de um mecanismo de superação de obstáculos impostos pela desigualdade social, encontrada em seus contextos de vida no bairro Três Vendas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Liz Cristiane


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem